O uso de quilhas foil ou hydrofoil não são exatamente uma novidade. No entanto, uma adaptação para pranchas de SUP feita nos últimos meses tem feito muito sucesso em meio à comunidade do stand up paddle. Primeiro um modelo para downwind e, em seguida, uma versão para SUP wave, deram início a uma corrida pela liderança dessa nova vertente. Grandes marcas do meio como a Naish e a Starboard anunciam lançamentos para o verão no hemisfério norte, clipes com kai Lenny, Connor Baxter, entre outros, usando a novidade, bombam na internet.
Por outro lado, pouco se falou sobre o perigo que esse tipo de equipamento representa para quem o conduz ou para quem está próximo. Quilhas foil são feitas de material rígido, normalmente carbono ou aço, grandes e afiadas. Relamente é muito divertido. Mas não se engane. Enquanto são atletas profissionais que estão no controle, a coisa parece fácil, porém, usar uma prancha com esse equipamento requer muita habilidade. Por isso, esse tipo de quilha não pode ser usado em qualquer lugar e muito menos por iniciantes sem o devido acompanhamento, pois os riscos de um acidente grave são reais.
Nesta quinta-feira, o respeitado waterman australiano Jamie Mitchell, 10 vezes campeão da M2O e campeão da BOP Califórnia, postou em sua página no facebook uma foto de um homem com um ferimento gigantesco no rosto, causado pelo impacto com uma quilha foil, para lançar um alerta a toda comunidade e fabricantes.
Confira o texto traduzido na íntegra:
“Ultimamente tenho sido muito questionado a respeito de minha opinião sobre a chamada “nova” onda de popularidade do foil, e de fato não disse muita coisa a respeito.
Mas ontem, infelizmente, que mostrava aquilo que mais cedo ou mais tarde iria acontecer. Em minha opinião floils são para ondas em mar aberto e lugares onde não há muita gente na água. Foils são perigosos, muito perigosos, e não pertencem à zona de arrebentação, com muita gente surfando e pessoas na água.
Sim, Kai Lenny e alguns garotos muito talentosos controlam suas pranchas surpreendentemente bem, mas você não pode controlar outras ações e movimentos de outras pessoas. Vejo mais e mais clipes, todos os dias, de pessoas se aventurando nas ondas com pranchas foil e estou com muito medo de que alguém pague o preço máximo e morra.
Olhe para esta foto. Se uma quilha foil bate em você, ou você bater em alguém, as coisas podem acabar muito mal.
Espero que todos que estão fazendo dinheiro com esse equipamento, façam o seu melhor para educar as pessoas sobre os perigos. Eu não acho que este será o primeiro ou o último incidente, infelizmente.
Estou muito feliz que esse cavalheiro da foto será ok. Mas, por favor, pense sobre sua segurança e a das pessoas no seu entorno antes de usar esse equipamento.”