O catarinense Everaldo Pato escolhe o extremo norte do Chile para testar seu novo brinquedo, o Stand up paddle, esporte praticado com uma espécie de pranchão e remo.
Conhecido como Hawaii da América Latina, o local escolhido para o treino, conta com ondas vigorosas, perfeitas e sem crowd, que se concentram entre as cidades de Arica e Iquique, no mar gelado do Chile.
Feito em fibra de carbono, a partir de técnica derivada das pranchas de windsurf e, muito mais robusto do que a usada no tow-in, o equipamento pesa 12 quilos e suas dimensões ultrapassam três metros de comprimento, por meio metro de largura.
Com ele é possível praticar o stand up paddle, esporte considerado a principal novidade dos últimos tempos no surf, já que potencializa força e equilíbrio.
O esporte também exige atenção e destreza no manuseio do remo, que não é preso à prancha e fortalece, sobretudo, a musculatura e a função cárdio-respiratória.
Depois de presenciar no Hawaii, atletas como Laird Hamilton e Vetea David praticando stand up paddle, em picos exigentes, Pato decidiu testá-lo no Tahiti. Foram 45 dias de treinamento, encarando uma rotina de mais de oito horas diárias de condicionamento, incluindo a prática do stand up.
?Surfei todos os dias com ela. Às vezes levava minha prancha de remada no bico do pranchão e ia remando até o pico?, conta Pato.
O grande desafio desta temporada será enfrentar ondas de 15 a 20 pés, quebrando na perigosa bancada de El Buey, em Arica.
Muito mais do que um excelente condicionamento físico e técnico, o pico foi escolhido pelo big rider por reunir nesta época condições ideais para preparo técnico e psicológico.
Longjohns isotérmicos são artigos essenciais para proteger o corpo do atleta das baixíssimas temperaturas da água na temporada de inverno.
?Estou super preparado, física e espiritualmente. Adoro o que faço e desafiar meus limites se tornou uma filosofia de vida, uma maneira de estar integrado à natureza?, declara o atleta.
Everaldo Pato Teixeira conta com patrocínio Maresia e co-patrocínio Mormaii, Lui Lui e pranchas Pró-Ilha.

Aviso: O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso.
Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.
0 comentários
Seja o primeiro a comentar.
Carregando comentários…