Pranchas e reflexões

Parece, mas não é

0

479x633

O modelo Hypto Krypto, do Hayden Cox, é um exemplo de prancha campeã de vendas. Isso acaba gerando muitas outras com a mesma cara, mas não a mesma construção, design e, claro, performance. Foto: DaTela.

Normalmente projetamos certas pranchas que gostaríamos de ter, as ondas que sonhamos surfar. Nossa mente, sempre sonhadora e esperançosa, nos vê com a tal prancha em ondas que na verdade não temos, surfando como outro e não como nós mesmos.

 

Conhecer mais sobre os conceitos básicos de design e funcionamento de uma prancha pode ser a flanelinha que desembaça a tela de vidro que nossa mente cria entre o que gostaríamos de surfar e nossa realidade, nem sempre tão adequada àquele tipo de prancha que gostaríamos de possuir.

Há outro fator difícil de enxergar ou engolir. Todo surfista acredita que surfa melhor do que realmente surfa. É natural. Não há problema nisso, já que esse fator nos injeta mais felicidade nas veias.

 

O problema é adequar as expectativas que nossa imaginação cria com a prancha que realmente fará nosso surfe evoluir.

Outra faceta dessa história é o fato de que pedir uma prancha parecida com aquela que você viu não sei quem usando a alguém que nunca a pegou nas mãos ou a viu, nem de longe, normalmente não dá certo. Sim, há muitas pranchas que se parecem com “aquela da moda”. Raramente isso resulta numa prancha que realmente funciona como “aquela”, fora o fato de “aquela” talvez não funcionar para você no mar que você vai surfar.

Ou seja, não custa experimentar o modelo X da marca Y antes de adquirir uma, ou, no mínimo, conversar com alguém que entenda mais de pranchas do que você (sempre há alguém) para minimizar os erros que cometemos pelo caminho da escolha da prancha mágica. Prancha adequada é sinônimo de diversão e, no fim das contas, a ideia é exatamente essa: diversão.

1152x750

Uma biquilha round pin, de bico esquisito? Sim, Jarrad Mell sabe surfar com ela, em ondas interessantes. Isso não quer dizer que ela funcione para todo mundo no mundo todo. Foto: Reprodução.