
Nesta quarta, 27 de novembro de 2002, o músico/astro psicodélico Jimi Hendrix estaria completando 60 anos de idade.
Johnny Allen Hendrix nasceu no dia 27 de novembro de 1942. Quatro anos após seu nascimento, o pai dele, que retornava da guerra, trocou o nome do filho para James Marshall Hendrix.
Jimi Hendrix começou a tocar guitarra aos 16 anos e em 1966 ele mudou-se para a Inglaterra.
Em Londres ele mudou seu nome de guitarrista de Jimmy para Jimi, e logo em seguida formou a banda Jimi Hendrix Experience, com o baixista Mitch Mitchell e o baterista Noel Redding. Em 67 lançou o primeiro disco: “Are You Experienced?”.
Em 69 Hendrix formou a “Band of Gypsies”, com quem tocou no Woodstock, desfazendo assim a “Experience”. No ano seguinte Hendrix reuniu novamente a “Experience” para tocar, o que acabou durando pouco tempo.
Durante toda sua carreira Jimi Hendrix lançou três discos: “Are You Experienced?”, “Axis: Bold as Love” (67) e o duplo “Electric Ladyland” (68).
O guitarrista trabalhava em um novo disco (“First Ray of the New Rising Sun”) quando veio a falecer em 1970, vítima de complicações causadas por uma overdose.
Uma grande quantidade de material inédito gravado em estúdios e shows renderam vários discos lançados posteriormente.