
Na manhã desta quinta-feira a organização novamente suspendeu o Billabong Pro por causa das más condições do mar em Mundaka, Espanha. As ondas abaixo de meio metro, com maré alta, deixaram o mar virtualmente flat pela manhã.
Restam cinco baterias para completar a primeira fase da nona etapa do Circuito Mundial – que distribui US$ 250 mil em prêmios. Nesta sexta-feira, uma reunião às 8h30m decide a continuidade do campeonato, que dispõe de mais oito dias para a sua realização.
Os brasileiros tiveram boa atuação no primeiro round e Peterson Rosa, Danilo Costa, Paulo Moura, Victor Ribas e Guilherme Herdy já estão classificados para a terceira fase. Porém, Neco Padaratz foi eliminado.
Fábio Gouveia, Armando Daltro e Teco Padaratz caem nas baterias que faltam para completar o primeiro round.
Líder do WCT, o havaiano Andy Irons foi eliminado da competição. Como nesta etapa não há repescagem, por conta de uma decisão conjunta dos atletas e direção da ASP (Association of Surfing Professionals), o atual campeão do mundo pode ter sua situação bastante ameaçada pelo norte-americano Kelly Slater, no caso de vitória do vice-líder do WCT 2003.
Billabong Pro Mundaka – Baterias pendentes da primeira fase
12 Daniel Wills (Aus); Nathan Hedge (Aus); Fábio Gouveia (Bra)
13 Mark Occhilupo (Aus); Shane Powell (Aus); Darren O’Rafferty (Aus)
14 Cory Lopez (USA); Armando Daltro (Bra); Beau Emerton (Aus)
15 Damien Hobgood (EUA); Chris Davidson (Aus); Luke Hitchings (Aus)
16 Richard Lovett (Aus); Flávio Padaratz (Bra); Lee Winkler (Aus)