Ondas grandes devem atingir o RJ

O último dia de treinos livres para a grande final do SuperSurf 2002 ainda foi em ondas pequenas na Prainha (RJ), mas a previsão indica que as ondulações devem ultrapassar os 2 metros já nesta quarta-feira (06/11), quando começa a decisão do mais disputado Circuito Brasileiro de toda a história da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional).

 

São vinte candidatos brigando pelo título nacional, que neste ano vale uma Volkswagen Saveiro 0 Km de prêmio. Apesar de sete integrantes da “Galeria dos Campeões Brasileiros da ABRASP” fazerem parte da relação, a expectativa é de que um novo nome ingresse neste grupo.

 

Todos os 48 competidores estréiam nesta quarta, mas ninguém é eliminado no primeiro dia. Divididos em 16 baterias de três atletas, os vencedores de cada confronto seguem direto para a terceira fase, enquanto os perdedores disputam a repescagem na quinta-feira.

 

O ranking do SuperSurf 2002 é liderado por Andreas Eduardo (SC) e na seqüência tem mais seis surfistas que buscam o primeiro título brasileiro: Wagner Pupo (SP), Maicon Rosa (PR), Eric Miyakawa (SP), Marcelo Trekinho (RJ), Leonardo Neves (RJ) e Jihad Kohdr (PR).

 

O alagoano Tânio Barreto, campeão do SuperSurf no ano passado, é o primeiro ex-campeão da lista e aparece em oitavo lugar. Mas, também estão na briga o tricampeão brasileiro Peterson Rosa (PR), o bicampeão Jojó de Olivença (BA) e ainda Pedro Muller (RJ), Joca Júnior (RN), Fábio Gouveia (PB) e Victor Ribas (RJ).

 

Um total de dez surfistas dividiu os títulos disputados nos 15 anos de história do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional. O primeiro campeão da ABRASP foi Paulo Matos (SP) em 87. Jojó de Olivença foi o número 1 no ano seguinte e em 92 se tornou o primeiro a conquistar dois títulos.

 

Em 89, o atual presidente da ABRASP Pedro Muller (RJ) levou o caneco. Tinguinha Lima (SP) foi o melhor nas temporadas de 90 e 93. Ricardo Toledo (SP) também foi bicampeão, em 91 e 95. Peterson Rosa (PR) se consagrou como o mais jovem campeão brasileiro da história em 94, aos 20 anos, e repetiu o feito em 99 e no primeiro ano do SuperSurf, em 2000.

 

Joca Júnior (RN) venceu a disputa em 96, Victor Ribas (RJ) ganhou em 97, Fábio Gouveia (PB) foi o melhor em 98 e em 2001 Tânio Barreto (AL) ingressou na “Galeria dos Campeões Brasileiros” conquistando a segunda edição do SuperSurf. 

 

No feminino, a carioca Andréa Lopes já recebeu as chaves da Volkswagen Saveiro na penúltima etapa do SuperSurf 2002, em setembro na Joaquina, Florianópolis (SC). O título brasileiro profissional feminino começou a ser disputado em 97 e a primeira campeã foi Deborah Farah (RJ), falecida no ano passado.

 

Em 98 a vencedora foi Brigitte Mayer (RJ). Andréa Lopes faturou seu primeiro título no ano seguinte. A cearense Tita Tavares quebrou a hegemonia carioca sendo a número 1 na estréia do SuperSurf, em 2000. Mas, o caneco voltou para Andréa em 2001 e neste ano ela igualou o recorde de três títulos de Peterson Rosa.

 

O Super Surf 2002 é uma realização do Grupo Abril e da ABRASP, com o patrocínio da Volkswagen, co-patrocinio da Suncoast by C&A e divulgação na MTV e Revista Fluir. Esta sexta etapa também conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Oi Telefonia e da FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro).

 

Mais informações de todas as etapas já realizadas podem ser encontradas nos sites www.abrasp.com.br e www.supersurf.com.br .

 

SuperSurf 2002 – candidatos ao título brasileiro
 
 1º) 2.530 – Andreas Eduardo (SC)
 2º) 2.450 – Wagner Pupo (SP)
 3º) 2.370 – Maicon Rosa (PR)
 4º) 2.270 – Eric Miyakawa (SP)
 5º) 2.250 – Marcelo Trekinho (RJ)
 6º) 2.240 – Leonardo Neves (RJ)
 7º) 2.220 – Jihad Kohdr (PR)
 8º) 2.120 – Tânio Barreto (AL)
 8º) 2.120 – Beto Fernandes (SP)
 8º) 2.120 – Costinha (SP)
11º) 2.080 – Armando Daltro (BA)
12º) 2.060 – Fabrício Júnior (RN)
13º) 2.050 – Pedro Muller (RJ)
14º) 2.030 – Joca Júnior (RN)
15º) 2.010 – Danilo Costa (RN)
17º) 1.950 – Alexandre Almeida (RJ)
18º) 1.940 – Jojó de Olivença (BA)
22º) 1.870 – Peterson Rosa (PR)
29º) 1.630 – Fábio Gouveia (PB)
30º) 1.620 – Victor Ribas (RJ)

 

Ranking brasileiro feminino

 

Campeã – 3.590 – Andréa Lopes (RJ)
2a) 3.090 – Taís de Almeida (RJ)
3a)  2.700 – Viviane Maria (RN)

 

Drope mais:

 

Campeão brasileiro será definido nesta semana

 

Abril Eventos seleciona wild cards do SuperSurf

 

SuperSurf tem decisão na Prainha (RJ)

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.