
Com a mesma força que a onda mais longa do mundo adentra a floresta amazônica, os veículos de comunicação do mundo todo estão seduzidos pelas aventuras e mistérios deste fenômeno.
Pauta irresistível, com imagens pitorescas e histórias de tirar o fôlego, a Pororoca é retorno garantido em mídia espontânea.
Clique aqui para ver o vídeo
Clique aqui para ver as fotos

Uma das principais pessoas que fazem isso acontecer é o surfista e jornalista paranaense Sergio Laus ? atual recordista mundial de surf na Pororoca. Laus é autor do livro Pororoca ? Surfando na Selva e considerado especialista no encontro das águas.
?Semanalmente recebo e-mails de todo o mundo querendo saber mais sobre esse fenômeno da Amazônia. Seja para fazer matérias com imagens arquivadas ou para realizar expedições especiais para captação de material exclusivo?, diz Laus.
Recentemente, publicações importantes divulgaram com destaque o maior fenômeno fluvial da Amazônia. Entre eles está a revista norte-americana Departures, edição especial da América Latina para os clientes VIPS da American Express.
Também saiu uma nota do turismo da Pororoca na revista Época, na seção Fala Brasil ? Os temas que dominam as discussões em todo o país. Inclusive, o SEBRAE Amapá coordena, junto com o Governo do Estado do Amapá, o projeto Rota da Pororoca, empreendimento audaz e inovador que busca difundir e organizar o turismo no local.
Além das notícias, a Pororoca também vira entretenimento. A famosa revista de palavras cruzadas Coquetel lançou uma página de Caça-Palavra com Serginho Laus e a Pororoca.
Já o Guinness World Records 2007, um dos livros mais vendidos do mundo, chegou com força no mercado nacional e é apontado com o terceiro e quarto lugares na lista dos mais vendidos, segundo as revistas Época e Veja, respectivamente.
Fora dos impressos, a Pororoca aparece em programas de TV no Japão, Alemanha, França, Inglaterra, Canadá e EUA. Os filmes ?Long Wave?, do inglês Donny Wrigth, e ?Lês Fils de la Lune?, do francês Phillippe Lespinasse, levam a magia das ondas de marés mundo afora.
Em ambos os documentários, o surf na Pororoca é guiado por Sergio Laus e amigos como Noélio Sobrinho, Marcelo Bibita, Sandro Buguelo, Ader Oliveira, entre outros.
Imagens que muitas vezes não demonstram a voracidade e a adrenalina de surfar na floresta, num ambiente totalmente selvagem e inóspito. E buscando essa essência, a Massangana Filmes, produtora do filme Surf Adventures II, aterrissou no Amapá para levar pela primeira vez a Pororoca ao cinema.
Os surfistas Danylo Grillo, Marcos Sifu e Luli Pereira foram guiados por Noélio Sobrinho e Serginho Laus na onda de maré mais temida do mundo: a Pororoca do rio Araguari.
Em 2007 serão comemorados 10 anos de surf na Pororoca e muita vibração Auera Auara – que significa o ?Aloha? no dialeto do surf na selva.