RDS Pro Junior

Locais entram em cena

0
2000x1333

Tainá Hinckel defende o título sul-americano Pro Junior no quintal de casa. Foto: William Zimmermann.

 

O RDS Pro Junior começou na última sexta-feira (13) com o pé direito para os três locais que representam a Guarda do Embaú (SC) na seletiva sul-americana ao Mundial Pro Junior.

 

Clique aqui para ver os highlights do primeiro dia

 

Swell Henrique, Tainá Hinckel Santos e Rafaela Coelho avançaram em suas respectivas baterias e continuam na briga pelo título e por uma vaga no mundial da categoria.

 

O trio representa a geração local de surfistas pós-Ricardo dos Santos. Tiveram contato com o ídolo desde que nasceram e brincaram nas ondas e no Rio da Madre como se fossem irmãos. Hoje, levam a lembrança de Ricardinho como um legado.

“Foi uma tragédia o que aconteceu com o Ricardinho”, lamenta Tainá, que teve a melhor atuação entre as garotas do primeiro dia, com o somatório de 14.15. “Mas agora só nos resta levar para o lado bom e ver neste momento uma oportunidade de homenageá-lo, pois muitos atletas participam da competição por este motivo”, completa.

 

Tainá é a mais experiente dos três em eventos internacionais, tendo inclusive participado do CT Rio, após vencer as triagens. Ela também participou recentemente da equipe brasileira no Japão, visando às Olimpíadas. Tainá ainda defende o título de campeã sul-americana Pro Junior, conquistado em 2016 com apenas 12 anos.

O atleta Swell Henrique, que classificou-se em segundo entre os homens na bateria vencida pelo catarinense Leo Casal, também destaca a homenagem a Ricardinho e ressalta a atmosfera positiva do evento, já que a Guarda do Embaú foi recém-eleita Reserva Mundial de Surf.

640x480

Swell Henrique, Tainá Hinckel e Rafaela Coelho detacam homenagem a Ricardinho dos Santos. Foto: Marcos Aurélio Gungel Kito.

 

Caçula dos três, Rafaela Coelho disse que a ansiedade tomou conta na estreia, principalmente por ser onde aprendeu a surfar. “Fiquei muito ansiosa porque a competição é aqui na Guarda, além disso, Ricardo sempre foi minha fonte de inspiração”, diz Rafaela, que encara Tainá na abertura das quartas-de-final Feminino neste sábado.

Sobre a vantagem em surfar em casa, eles têm visões diferenciadas. Tainá pensa que não há vantagem, pois a competição é muito forte. “A bancada mudou e temos que nos adaptar também”, explica.

 

Swell entende que “por conhecer o pico poderá se valer de um melhor posicionamento”, mas acredita que todos têm condições de vencer. Já Rafaela destaca “que mesmo estando competindo no quintal de casa é preciso ter humildade, a chave para vencer”.

Em uma coisa, no entanto, os três concordam: a busca por um lugar na elite mundial é a meta e o RDS Pro Junior é uma ótima oportunidade para troca de experiências e competir em alto nível.

Perfis

Swell Henrique
Idade: 15 anos
Melhor resultado: 5º lugar Brasileiro Amador
Viagens recentes: Indonésia e Uruguai
Posição: Goofy
Ídolos: Ricardo dos Santos e Gabriel Medina

Tainá Hinckel Santos
Idade: 14 anos
Melhores resultados: campeã sul-americana Pro Junior 2016; campeã das triagens do CT no Rio 2017.
Viagens recentes: Austrália, Havaí e Japão.
Posição: Regular
Ídolos: Ricardo dos Santos, Carissa Moore, Stephanie Gilmore, Felipe Toledo, Adriano de Souza.

Rafaela Coelho
Idade: 13 anos
Melhores resultados: Campeão brasileira Sub-12 2016; campeã do ranking Pena Little Monster 2016
Posição: Goofy
Viagens recentes: Indonésia e Costa Rica.
Ídolos: Lakey Peterson, Tatiana Weston-Webb, John John Florence e Ricardo dos Santos.