
O arquiteto Leonardo Paioli foi o campeão na categoria longboard da decisão do circuito Maresia SP Contest 2002 disputada na praia do Tombo, Guarujá (SP), no último final de semana (7 e 8 de dezembro).
O circuito inédito no estado de São Paulo era restrito a atletas da capital. Na decisão estão apenas os melhores classificados nas etapas seletivas de cada região.
O público apareceu, o sol dava o seu calor, as torcidas de cada região prontas para vibrar, mas as ondas não apareceram. Antecedendo uma grande ondulação que chegou segunda-feira na costa sudeste, o fim de semana foi marcado pelas difíceis condições das micro valas. Até

houve a possibilidade de prorrogar a final para segunda-feira, mas o dia-a-dia desses surfistas urbanos não permitiu, já que eles moram e trabalham a quilômetros de distância do litoral.
Paulo Menezes (Zona Leste), Claudio Carcaça (Zona Leste), Marcelo Guerreiro (Zona Norte) e Leonardo Paioli (Zona Sul) foram os finalista da categoria longboard que contou com a participação de 16 atletas.
Claudio Carcaça quis repetir o bom resultado da seletiva e aproveitou todas as 12 ondas permitidas na final, entretanto a somatória não foi suficiente para ser o primeiro. Ao avaliar o circuito, ele disse: ?Esse campeonato dá a oportunidade para nós que moramos em SP e

fica de segunda à sexta trabalhando, enquanto o pessoal que mora na praia tem a chance de surfar todos os dias. Lembro quando eu era garoto, que nas férias ficava dois meses na praia e no último mês não caia da prancha, eu ficava mais firme. E esse campeonato vai ter futuro justamente por causa disto, a gente compete de igual a igual?.
Também da Zona Leste, o shaper Paulo Menezes foi o quarto melhor colocado. Fabricando pranchas há mais de 18 anos, ele diz que os paulistanos, agora, têm a chance de mostrar o seu valor nas ondas. ?Tem muita gente em São Paulo que pega onda bem e que está fazendo um bom surf. O Circuito é uma grande oportunidade que temos de mostrar para

todo mundo a força do surf do pessoal da Capital e do Grande ABC?, avisa.
Por pouco, Marcelo Guerreiro, campeão da seletiva da Zona Norte, não faturou o título, mas ficou satisfeito com o resultado. ?Eu perdi na pranchinha por causa de uma interferência, mas fiz a final do longboard e fiquei em segundo. Ficou faltando uma onda, portanto fiquei amarradão. Dedico esse titulo de vice-campeão para a minha filhinha de sete meses que se chama Luana?, se alegra o pai Guerreiro.
Virando na última onda em cima do Guerreiro, Leonardo Paioli levou a melhor. ?Eu consegui achar uma onda melhor e depois mantive a

média para ser o campeão. Estou super feliz?, comemora Paioli que também venceu na seletiva da Zona Sul e faturou a Jacob?s Longboard Best Wave que o premiou por ter feito a maior média durante o evento na categoria com uma nota 8,5 pontos.
Além das disputadas individuais, o ranking das regiões era pontuado com a classificação de cada representante. A Zona Sul obteve o maior número de pontos e foi a campeã, seguida da Zona Leste. Zona Oeste ficou na terceira colocação e a Zona Norte, mesmo uniformizada com boné e camiseta, assumiu o quarto lugar, tendo a região do Grande ABC em quinto.

Resultado da categoria longboard paulistana
1º Leonardo Paioli ? Zona Sul
2º Marcelo Guerreiro ? Zona Norte
3º Claudio Carcaça ? Zona Leste
4º Paulo Menezes ? Zona Leste
Confira o que rolou nas etapas seletivas:
Seletiva Zona Norte
Luiz Juquinha e Marcelo Guerreiro arrepiam em Camburi
Seletiva Zona Leste
Cláudio Carcaça vence Longboard no SP Contest
Seletiva Grande ABC

Vitor Bannys vence no Pier de Mongaguá
Seletiva Zona Oeste
João Renato vence paulistano de longboard
Seletiva Zona Sul
Leonardo Paioli se dá bem no Paulistano Zona Sul