Sintra Portugal Pro

Jéssica rumo ao título

0

Jessica Becker está nas semifinais da categoria feminina. Foto arquivo: Julio Cavalleiro.

O circuito mundial de bodyboarding é conhecido por ser muito disputado e decidido somente nas últimas etapas.

 

Mais uma vez essa teoria foi concretizada e nesta sexta-feira, quarto dia de competições do Sintra Portugal Pro 2009, o caminho para os concorrentes dos líderes ficou aberto depois das eliminações dos dois primeiros colocados em cada categoria.

 

Guilherme Tâmega e Mike Stewart, entre os homens, e Eunate Aguirre e Neymara Carvalho, pelo lado das mulheres, foram eliminados e deixaram as disputas pelo US$ 60 mil em prêmios, além dos 1500 pontos oferecidos no ranking mundial feminino e 2000 no masculino.

Com ondas de 1 metro e boa formação, os líderes do ranking mundial não conseguiram achar seu melhor nível de bodyboard em suas baterias e acabaram eliminados do evento.

 

A primeira baixa ficou por conta de Guilherme Tâmega, logo no primeiro duelo do dia. Seis baterias depois, o havaiano Mike Stewart também foi barrado por seus concorrentes e deixou o evento.

Nas baterias das quartas-de-final entre as mulheres, a história se repetiu e as duas ponteiras do ranking acabaram eliminadas.

 

Em baterias com apenas duas atletas na água, Eunate Aguirre e Neymara Carvalho foram superadas por suas concorrentes, as portuguesas Catarina Sousa e Rita Pires, respectivamente.

 

As duas atletas lusas usaram bem o fator de disputarem o evento no quintal de casa e garantiram presença nas semifinais.

Jéssica Becker é o Brasil entre as mulheres: Quem comemorou bastante o desempenho nesta sexta-feira foi a macaense Jessica Becker.

 

Além de avançar para a semifinal, depois de duelo emocionante contra a também brasileira Isabela Sousa, a carioca, terceira colocada no ranking mundial, viu suas adversárias diretas pelo título caírem e suas chances de título mundial aumentarem.

Jessica e Isabela protagonizaram uma bateria disputadíssima em um momento difícil do mar. A carioca soube priorizar melhor as ondas de Sintra e acabou vencendo por uma diferença de apenas 1 ponto.

“Estou muito feliz com a aproximação do titulo mundial, mas ainda faltam etapas importantes. Terei que me empenhar muito para conseguir bons resultados, não somente pelos pontos, mas também pela premiação, pois continuo dependendo delas para dar continuidade, já que ainda não tenho um patrocinador”, disse Jéssica, após as quartas de final do Sintra Portugal Pro 09.

Vale lembrar, que em 2008, Jessica Becker acabou na segunda posição do circuito mundial, perdendo o título por apenas 10 pontos para a capixaba Neymara Carvalho.

 

Além de Jessica Becker, o Brasil conta ainda com três representantes nas oitavas de final da categoria masculino. O carioca Paulo Barcellos, o baiano e atual campeão mundial Uri Valadão, além do catarinense Eder Luciano, são os nossos atletas que seguem nas disputas, após boas atuações nesta sexta.

O catarinense Eder Luciano, campeão da etapa de Viana, em Portugal, mostrou que seu bom rendimento na Europa não é surpresa e acabou se classificando na bateria que marcou a eliminação de Guilherme Tâmega.  O catarinense foi o grande destaque brasileiro entre os homens e acabou vencendo sua bateria.

Paulo, campeão mundial em 2000, foi o segundo canarinho a garantir vaga entre os dezesseis melhores. O carioca teve uma batalha dura pela frente e acabou na segunda posição em sua bateria, atrás do terceiro colocado do ranking mundial, o havaiano Jeff Hubbard, que pode ganhar posições com as eliminações dos líderes.

Por fim, o baiano Uri Valadão se encarregou de garantir a última vaga nas oitavas de final entre os brasileiros. Assim como Paulo, Uri terminou na segunda posição em sua bateria, a quinta do round 7, e carimbou seu passaporte para representar o país na oitava fase do evento.

Além de Guilherme Tâmega, o capixaba Magno Oliveira e o catarinense Luis Villar não conseguiram avançar em suas baterias e acabaram eliminados do evento português.

Uma nova chamada acontece neste sábado, às 4:30 horas (horário de Brasília). O evento tem cobertura ao vivo pelo site Portugalbodyboard.com ou Ibaworldtour.com/live.

Oitavas-de-final masculina

1 Eder Luciano (Bra) x Mitch Rawlins (Aus)
2 Amaury Laverhne (Reu) x Michael Novy (Aus)
3 Jeff Hubbard (Haw) x Manuel Centeno (Por)
4 Pierre Louis Costes (Fra) x Paulo Barcellos (Bra)
5 Hugo Pinheiro (Por) x Artiz Larrinaga (Esp)
6 Ryan Hardy (Aus) x Uri Valadão (Bra)
7 Diego Cabrera (Esp) x Mark McCarthy (Afr)
8 Dave Winchester (Aus) x Ben Player (Aus)

Semifinal feminino

1 Rita Pires (Por) x Jéssica Becker (Bra)
2 Catarina Sousa (Por) x Marta Leitão (Por)