Hang Loose Surf Attack

Jessé quebra no Píer

Teve início na manhã deste sábado a segunda etapa do circuito Hang Loose Surf Attack em ondas de meio metro no Píer de Mongaguá (SP). As disputas começaram com a primeira fase e, em seguida, as quartas-de-final da categoria Júnior.

Válido pelo circuito estadual amador, a prova reúne 143 atletas de São Paulo e também de vários estados do país. Estão em jogo os títulos das categorias Júnior (sub 18), Mirim (sub 16), Iniciantes (sub 14), Grommets (sub 12) e Petit (sub 10).

Além da briga no ranking estadual, os vencedores Mirim e Júnior disputam passagens para Fernando. Os vencedores de cada categoria nesta etapa faturam câmeras fotográficas, kits, e troféus.

Com a ausência do líder Júnior, o capixaba Kristian Kimmerson, o caminho ficou livre para os demais atletas chegarem junto no ranking.

O destaque do dia foi o guarujaense Jessé Mendes, 16, que somou notas 6.75 e 7.50 para conquistar o maior somatório (14.25) pontos na segunda disputa das quartas-de-final Mirim. Ele não competiu na primeira etapa, pois estava na Califórnia (EUA), mas retornou com muita vontade de se dar bem.

Tricampeão paulista (Petit, Estreantes e Iniciantes), Jessé briga para conquistar os títulos Mirim e Júnior no circuito que disputa há nove anos (iniciou aos 7 anos). “Este é o campeonato estadual mais forte do Brasil, tem uma premiação muito boa. Quero conquistar muito estes títulos para encerrar este ciclo em minha carreira e ganhar a passagem para Noronha”, afirma ele.

Como o mar está bem difícil, com ondas irregulares de meio metro, ele teve de usar sua experiência, aliada a um pouquinho de sorte, para garantir a classificação. “O mar está mexido. Tem que pegar um monte de ondas para somar duas boas”, diz. 

Na Júnior, mandou bem o guarujaense Caio Ibelli na quarta bateria das oitavas, na qual conquistou 13.25 pontos. Em contrapartida, na Mirim, onde liderava o ranking, Ibelli foi eliminado nas quartas.

Outro atleta que mostrou um belo desempenho, também na Júnior, foi o catarinense Jonathan Busset, quarto colocado na etapa de abertura realizada em Itamambuca, Ubatuba (SP). Ele somou 12.75 pontos na sétima bateria das oitavas e segue firme em busca da liderança do circuito.

Atual campeão estadual Júnior, Filipe Toledo, 13, começou com vitória na primeira bateria da Iniciantes, deixando em segundo lugar Fabio Pereira, vencedor da primeira prova em Ubatuba. Na segunda disputa foi a vez Deivid Silva, campeão Iniciantes no ano passado, garantir a classificação em primeiro.

No domingo a prova recomeça às 8 horas com as quartas-de-final da categoria Júnior. Depois de Mongaguá, o Hang Loose Surf Attack segue para Maresias, em São Sebastião, palco da terceira etapa nos dias 15 e 16 de agosto. Novamente, o Guarujá encerra o circuito, com a quarta e última parada nos dias 10 e 11 de outubro.

Clique aqui para acompanhar a transmissão ao vivo no hotsite oficial do Hang Loose Surf Attack e conferir tudo o que rola na competição, com galeria de fotos, notícias, vídeos diários e podcasts.

O Hang Loose Surf Attack – 22ª edição do circuito Paulista de Surf Júnior, Mirim, Iniciante, Estreantes e Petit tem co-patrocínio da Reef, lojas Bleat, Overboard, Hot Water, Central Surf e Sthill. Apoio da revista Fluir, site Waves.Terra, Fibratur e Rhyno Foam. A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal de Mongaguá, Associação de Surf Píer de Mongaguá e organização da Federação Paulista de Surf (FPS).

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)