Pena Little Monster

Jannifer de Souza bate recordes

0

O Pena Little Monster abriu o circuito Pro Junior 2017 da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) no sábado e os surfistas da categoria para competidores com até 20 anos de idade comandaram o espetáculo nas boas ondas do Ronco do Mar, em Paracuru, litoral norte do Ceará. As marcas do primeiro dia foram sendo batidas a cada bateria e um local de Paracuru, Jannifer de Souza, se tornou o recordista absoluto totalizando incríveis 19,40 pontos de 20 possíveis, somando notas 9,90 e 9,50. No sábado também foram definidas as finalistas da Pro Junior feminina e das categorias dos monstrinhos da Sub-10, Sub-12 e Sub-16. O domingo decisivo começa às 8h00 com a terceira fase Pro Junior masculina, que marca a estreia dos cabeças de chave do Pena Little Monster em Paracuru.

“Só tenho que agradecer a Deus por todas essas ondas maravilhosas que Ele mandou para mim e a felicidade está a mil”, vibrou Jannifer de Souza. “Já passei para o rounde 3 e tenho que continuar assim, focando em pegar as melhores ondas das baterias. O fato de eu ser local daqui facilita muito pra mim, pois fico sempre no lugar certo e treinei bastante a semana inteira, desde que cheguei de Fernando de Noronha. Estou feliz porque toda a galera está torcendo por mim, até os pescadores de manhã me falaram que esse campeonato era meu, que a vitória vai ser minha e era para eu focar nisso”.

Antes de Jannifer Souza se tornar o recordista absoluto do Pena Little Monster, com dois dos quatro juízes chegando a dar nota 10 para ele em sua melhor onda, a nota 8,0 e os 15,50 pontos do cearense Cauã Costa no primeiro dia já haviam sido batidos várias vezes na Pro Junior masculina, que abriu o sábado no Ronco do Mar. O primeiro foi o próprio Jannifer, que recebeu uma nota 9,0 e venceu sua primeira bateria por 17,40 pontos. Essas marcas foram logo superadas nos primeiros confrontos da segunda fase. 

Na terceira bateria, o potiguar Israel Junior, de Baía Formosa, igualou os 17,40 pontos de Jannifer Souza com a maior nota do Pena Little Monster 2017 até ali, numa direita detonada por uma série de seis manobras potentes de backside que arrancou 9,80 dos juízes. “Foi uma bateria muito boa com os atletas locais que surfam muito bem e eu sabia que tinha que pegar duas ondas boas”, disse Israel Junior. “Eu consegui entrar numa onda muito boa, ela ficou em pé e eu saí manobrando até a beira. Estou muito feliz pela nota 9,80 e espero continuar assim até a final. Essa onda aqui é bem parecida com a de casa, do Pontal de BF, então treinei bastante lá pra chegar aqui confiante em fazer as manobras”.

Na disputa seguinte, o cearense Mathias Ramos ampliou o maior placar do campeonato para 17,75 pontos, computando notas 9,50 e 8,25. Depois, só na bateria que fechou a segunda fase essas marcas foram superadas pelo recordista absoluto do Pena Little Monster, Jannifer de Souza. Ele apresentou um surfe muito moderno, com manobras progressivas executadas com pressão e velocidade nas direitas do Ronco do Mar. Jannifer ganhou quatro notas no critério excelente – 9,90, 9,50, 9,35 e 8,50 – e atingiu impressionantes 19,40 pontos de 20 possíveis.

“O começo da bateria foi um pouco difícil, mas conseguir abrir bem com um 8,25 e estou muito focado nesse campeonato”, disse Mathias Ramos. “Eu quase não venho pra cá por causa de patrocínio, mas deu tudo certo e graças a Deus estou quebrando. Eu analisei bem essa onda que entra mais no meio da praia, consegui acertar uma manobra bem forte, depois umas quatro boas na sequência, uma rasgada puxando pra dentro, outra pra finalizar e esperei a nota. Fiquei muito feliz porque saiu uma nota boa (9,5)”.

Decisão Feminina – Logo após a segunda fase da categoria Pro Junior masculina, foram iniciadas as semifinais da Pro Junior feminina, da Sub-16, Sub-12 e Sub-10, pois as da Sub-14 aconteceram na sexta-feira, classificando os cearenses Cauã Costa e Pedro Rian, o paraibano Yuri Barros e o pernambucano Lucas Lisboa para a grande final. No sábado, a primeira categoria a definir as finalistas foi a Pro Junior Feminina e a decisão será quase uma reedição do Pena Little Monster disputado em janeiro do ano passado em Paracuru. 

A cearense Larissa dos Santos conquistou o título brasileiro Pro Junior de 2015 com a vitória no Ronco do Mar e vai tentar o bicampeonato, enfrentando novamente a também cearense Yanca Costa e a paulista Julia Santos. A única novidade é a paraibana Raíssa Fernandes no lugar da cearense Mayra Costa, que foi vice-campeã na final do ano passado em Paracuru. 

“Não deu pra escutar nada dentro d´água porque o vento está muito forte, mas só tenho que agradecer a Deus por ter passado pra final”, disse Larissa dos Santos. “Vou tentar o bicampeonato e quero agradecer também as pessoas que estão me ajudando, torcendo por mim, meus patrocinadores, minha família e ao meu pai, que está sempre comigo. A final vai ser bem disputada, as meninas estão surfando muito bem. A Yanca (Costa), a Raíssa (Fernandes) e a Julia (Santos), estão quebrando e todas estão aqui para ganhar também, como eu”.

Finais Amadoras – Nas categorias amadoras, os monstrinhos também deram um show no pointbreak de direitas perfeitas de Paracuru. O melhor surfista da sexta-feira no Ronco do Mar, Cauã Costa, foi eliminado da categoria Pro Junior, mas no fim do dia se garantiu em mais uma final. No primeiro dia, ele passou para a decisão da Sub-14 e agora vai tentar o título também na Sub-16. No último Circuito Pena Little Monster, ele foi o campeão da Sub-12.

“Essa bateria foi muito disputada, com dois amigos meus, o Daniel Templar e o Mateus Sena, e estou muito feliz por passar para duas finais”, disse Cauã Costa, da equipe Pena, após vencer a primeira semifinal Sub-16. “Eu fiz um 7,25 na minha segunda onda e na última ganhei 8,5. Gostei da bateria, foi bem disputada, tinha boas ondas e esse campeonato da Pena é muito irado. Já estou ansioso pra que chegue logo o domingo e vamos com tudo para as finais”.

Os concorrentes de Cauã Costa na decisão Sub-16 do domingo serão os também cearenses Thiago Eduardo e Lucas Bezerra e o potiguar Mateus Sena. Outros dois campeões do último Circuito Pena Little Monster também brilharam mais uma vez nas ondas do Ronco do Mar. O paraibano Yuri Barros conquistou o bicampeonato na Sub-10 no ano passado e se classificou para a decisão da Sub-12 com um dos maiores placares entre os monstrinhos, 16 pontos.

“Eu consegui fazer uma nota 9 e um 7, estou muito feliz e espero quebrar tudo de novo na final”, disse Yuri Barros. “Deus vai me dar força, meu anjo Ícaro, e quero agradecer a todos que torceram por mim. Na minha melhor onda hoje (sábado), eu consegui dar umas seis manobras de backside, finalizei com uma no buraco e meu pai gostou demais (risos). Estou muito feliz e agora só quero mesmo ganhar o campeonato amanhã”.

Assim como Cauã Costa, Yuri Barros também já havia se garantido na final Sub-14 na sexta-feira e na Sub-12 vai decidir o título contra três cearenses, Francisco Iuri, Guilherme Lemos e Adriano de Souza, mesmo nome do campeão mundial Mineirinho, que está no Havaí disputando o QS 3000 Volcom Pipe Pro. Guilherme Lemos é outro surfista que vai disputar duas finais no domingo, na Sub-12 e na Sub-10, contra o também cearense Marcos Pedersen e os potiguares Victor Santos e Alessandro Lucas. 

“Estou muito feliz. Eu corri a Pro Junior hoje, mas meu foco é a Sub-10 e a Sub-12. Já me garanti numa final e estou amarradão, porque quero ser campeão de tudo esse ano”, disse Guilherme Lemos, de apenas 9 anos de idade que venceu a categoria Sub-8 do último Circuito Pena Little Monster. “Eu também competi na Sub-14, não fui bem, mas sou muito novo ainda e quero mesmo vencer uma categoria pelo menos, a Sub-10 ou a Sub-12, ou as duas”.

A etapa de abertura do Pena Little Monster 2017 é apresentada pela CT Wax, com patrocínio da Pena Surf Wear e Prefeitura Municipal de Paracuru, apoio da Agua Acacia, Picolé Pardal, dos hotéis Vento Brasil e Dunas de Paracuru, das pousadas Bons Ventos e Sol & Lua e Associação de Surf de Paracuru (ASPA), com realização da Federação de Surf do Estado do Ceará, Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e Top 16 Promoções. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo Pena.com.br.

CRONOGRAMA DA COMPETIÇÃO PARA O DOMINGO – horários sujeitos a alterações:
08h00 – Pro Junior Sub-20 – Terceira Fase – 8 baterias de 20 minutos
10h40 – Pro Junior Sub-20 – Quarta Fase – 4 baterias de 20 minutos
12h00 – Pro Junior Sub-20 – Quartas de Final – 4 baterias de 20 minutos
13h20 – Final da categoria Sub-08 – bateria de 20 minutos
13h40 – Final da categoria Sub-10 – bateria de 20 minutos
14h00 – Pro Junior Sub-20 – Semifinais – 2 baterias de 20 minutos
14h40 – Final da categoria Sub-12 – bateria de 20 minutos
15h00 – Final da categoria Sub-14 – bateria de 20 minutos
15h20 – Final da categoria Sub-16 – bateria de 20 minutos
15h40 – Final Pro Junior Feminina – bateria de 20 minutos
16h00 – Final Pro Junior Masculina – bateria de 20 minutos
16h30 – Cerimônia de Premiação no Pódio

TERCEIRA FASE DO PRO JUNIOR SUB-20 – entrada dos cabeças de chave:
——–1.o e 2.o=Quarta Fase / 3.o=17.o lugar e 4.o=25.o lugar:
1.a: Arthur Cerqueira (BA), Theo Fresia (RJ), Arthur Chaves (RN), Deyvison Santos (PE)
2.a: Raul Reis (SP), Daniel Templar (RJ), Leonardo Berbet (RN), Lailson Ferreira (CE)
3.a: Arthur Alves (RN), Edher Reis (SP), Israel Junior (RN), Matheus Gomes (SP)
4.a: Gustavo Ramos (SC), Alex Soares (SP), José Gutemberg (CE), Mathias Ramos (CE)
5.a: Ives Lopes (BA), Taiwan Chan (BA), Thiago Eduardo (CE), Felix Martins (BA)
6.a: Guilherme Villas Boas (SP), Danilo Ramos (SP), Francisco Gomes (CE), Emanoel Tobias (RN)
7.a: Igor Moraes (SP), Douglas Silva (PE), Raoni Ribeiro (CE), Victor Costa (RN)
8.a: Eduardo Motta (SP), Gustavo Borges (RS), Lucas Bezerra (CE), Jannifer de Souza (CE)

GRANDE FINAL DA CATEGORIA PRO JUNIOR FEMININA:
Larissa dos Santos (CE), Yanca Costa (CE), Julia Santos (SP), Raissa Fernandes (PB)

GRANDE FINAL DA CATEGORIA SUB-16:
Cauã Costa (CE), Mateus Sena (RN), Thiago Eduardo (CE), Lucas Bezerra (CE) 

GRANDE FINAL DA CATEGORIA SUB-14:
Cauã Costa (CE), Pedro Rian (CE), Yuri Barros (PB) e Lucas Lisboa (PE)

GRANDE FINAL DA CATEGORIA SUB-12:
Yuri Barros (PB), Francisco Iuri (CE), Adriano de Souza (CE), Guilherme Lemos (CE)

GRANDE FINAL DA CATEGORIA SUB-10:
Guilherme Lemos (CE), Marcos Pedersen (CE), Alessandro Lucas (RN), Victor Santos (RN)

BATERIA ÚNICA DA CATEGORIA SUB-08 – GRANDE FINAL:
Victor Santos (RN), Pedro Henrique (CE), Luna (CE), Petrus Dantas (RJ), Lanai Thompson (RJ)

RESULTADOS DO SÁBADO NO PENA LITTLE MONSTER EM PARACURU: 

PRIMEIRA FASE PRO JUNIOR SUB-20 – 1.o e 2.o=Segunda Fase / 3.o=49.o lugar e 4.o=61.o lugar:

1.a: 1-Leonardo Berbel (RN), 2-Jonatha Santos (RN), 3-Felipe Nóbrega (PA)
2.a: 1-Lailson Ferreira (CE), 2-Arthur Chaves (RN), 3-Italo Abreu (CE), 4-Mateus Sena (RN)
3.a: 1-Lucas Marcelo (AL), 2-Deyvison Santos (PE), 3-Davi Sales (CE), 4-Lucas Lincoln (CE)
4.a: 1-Israel Junior (RN), 2-Matheus Gomes (CE), 3-Victor Soares (RJ), 4-Paulo Rogério (PA)
5.a: 1-Mathias Ramos (CE), 2-Olivier Magalhães (BA), 3-Bruno Soares (PA), 4-Davi Petri (AL)
6.a: 1-José Gutemberg (CE), 2-Wlinik Barros (PB), 3-Jardel Nascimento (RN), 4-Russinho (CE)
7.a: 1-Francisco Gomes (CE), 2-Felix Martins (BA), 3-Davi Mendes (BA), 4-Junior Holanda (BA)
8.a: 1-Vinicius Mabel (SP), 2-Thiago Eduardo (CE), 3-Victor Silveira (CE), 4-Erickson Dias (RN)
9.a: 1-Cauã Costa (CE), 2-Emanuel Tobias (RN), 3-Daniel Costa (RN), 4-Jackson Santiago (CE)
10: 1-Lucas Bezerra (CE), 2-Victor Costa (RN), 3-Rafael Venuto (CE), 4-Guilherme Lemos (CE)
11: 1-Jannifer de Souza (CE), 2-Raoni Ribeiro (CE), 3-Adriano Viana (CE), 4-Marco Aurelio (CE)
12: 1-Paulo Bruno (CE), 2-Joao Vitor (CE), 3-Joel Dantas (RJ), 4-Luis Guilherme (MA)

SEGUNDA FASE PRO JUNIOR – 1.o e 2.o=Terceira Fase / 3.o=33.o lugar e 4.o=41.o lugar:
1.a: 1-Arthur Chaves (RN)=11.50, 2-Leonardo Berbet (RN)=11.10, 3-Lucas Marcelo (AL)=9.45
2.a: 1-Lailson Ferreira (CE)=16.75, 2-Deyvison Santos (PE)=14.75, 3-Jonatha Santos (RN)=12.00
3.a: 1-Israel Junior (RN)=17.40, 2-José Gutemberg (CE)=14.00, 3-Olivier Magalhães (BA)=9.00
4.a: 1-Mathias Ramos (CE)=17.75, 2-Matheus Gomes (CE)=11.25, 3-Wilinik Barros (PB)=6.45
5.a: 1-Thiago Eduardo (CE)=13.45, 2-Francisco Gomes (CE)=12.75, 3-Cauã Costa (CE)=12.35
6.a: 1-Emanoel Tobias (RN)=12.95, 2-Felix Martins (BA)=11.25, 3-Vinicius Mabel (SP)=7.35
7.a: 1-Raoni Ribeiro (CE)=12.00, 2-Lucas Bezerra (CE)=10.25, 3-Paulo Bruno (CE)=9.60
8.a: 1-Jannifer de Souza (CE)=19.40, 2-Victor Costa (RN)=11.15, 3-João Vitor (CE)=8.00

SEGUNDA FASE PRO JUNIOR FEMININA – 1.a e 2.a=Semifinais / 3.a=7.o lugar e 4.a=10.o lugar:
1.a: 1-Yanca Costa (CE), 2-Kayane Reis (RJ), 3-Juliana Santos (CE), 4-Açucena Vaz (SP)
2.a: 1-Raissa Fernandes (PB), 2-Karol Ribeiro (RJ), 3-Geovana Vitoria (RN), 4-Carol Bonelli (RJ)
3.a: 1-Julia Santos (SP), 2-Larissa dos Santos (CE), 3-Ariane Gomes (CE), 4-Maju Freitas (RJ) 

SEMIFINAIS DA PRO JUNIOR FEMININA – 1.a e 2.a=Grande Final / 3.a=5.o lugar:
1.a: 1-Yanca Costa (CE)=14.35, 2-Julia Santos (SP)=10.55, 3-Karol Ribeiro (RJ)=8.95
2.a: 1-Larissa dos Santos (CE)=13.50, 2-Raissa Fernandes (PB)=11.35, 3-Kayane Reis (RJ)=11.05

SEMIFINAIS DA CATEGORIA SUB-16 – 1.o e 2.o=Grande Final / 3.o=5.o lugar e 4.o=7.o lugar:
1.a: 1-Cauã Costa (CE), 2-Mateus Sena (RN), 3-Daniel Templar (RJ), 4-Lucas Lisboa (PE)
2.a: 1-Thiago Eduardo (CE), 2-Lucas Bezerra (CE), 3-Luis Filipe (CE), 4-Ryan Alexandre (RN) 

SEMIFINAIS DA CATEGORIA SUB-12 – 1.o e 2.o=Grande Final / 3.o=5.o lugar e 4.o=7.o lugar:
1.a: 1-Yuri Barros (PB), 2-Francisco Iuri (CE), 3-Adauto Soares (RN), 4-Alisson Matheus (RN)
2.a: 1-Adriano de Souza (CE), 2-Guilherme Lemos (CE), 3-Pedro Rian (CE), 4-Italo Oliveira (CE)

SEMIFINAIS DA CATEGORIA SUB-10 – 1.o e 2.o=Grande Final / 3.o=5.o lugar e 4.o=7.o lugar:
1.a: 1-Guilherme Lemos (CE), 2-Marcos Pedersen (CE), 3-Arnaldo Batista, 4-Gabriel Dantas (RJ)
2.a: 1-Alessandro Lucas (RN), 2-Victor Santos (RN), 3-Luca Torquato (CE), 4-Pamela Lopes (CE)