The Legends

Invasão dos veteranos

0

A abertura do Circuito “The Legends” rolou no último sábado (10/6), na praia do Bispo, em Barra do Sul, e as condições do mar não decepcionaram os atletas das seis categorias em disputa: Local, Open, Master, Grand Master, Kahuna e Grand Kahuna.


Os surfistas 
duelaram em uma condição considerada boa, quando as ondas quebraram em torno de meio metro (e séries maiores), e um bom público compareceu para prestigiar os grandes nomes do surfe catarinense, com um show de manobras dos veteranos e também uma bela disputa nas categorias que estreavam no circuito.

 

Entre os destaques, Alvaro Bacana, que venceu a categoria Open, principal do evento, achou boas direitas em frente ao palanque, arriscou nas manobras e acabou se dando bem. Ramiro Rubim, Jose Muniz, Derek Adriano revezavam a liderança da bateria em cada onda surfada, mas na reta final deu Bacana.

 

A categoria Local da ABS teve como vencedor Leonardo Mendes (12.25), com a segunda colocação Murilo Fernandes (10.40), em terceiro lugar Fernando Paulino (7.65) e Luiz Mendes (6.00) ficou em quarto lugar.

 

Na categoria Master (acima 35 anos), uma das mais disputadas, André Zanini(13.25) foi o vencedor, tendo como segundo colocado Raphael Becker (13.00), em terceiro lugar Marcio Leal (4.35) e na quarta colocação ficou Ricardo Michereff.

 

A categoria Grand Master (40 anos) contou com a participação de grandes nomes que fizeram história no surfe nacional e foi uma disputa bonita de se ver. O atleta de Garopaba, Roni Ronaldo (13.50), deu um show com manobras precisas, batidas bem verticais, somando uma das maiores notas (médias) dos finalistas de todas as categorias e fazendo a diferença entre os competidores desta modalidade. Com a segunda colocação ficou Marcio Leal (7.75), em terceiro lugar ficou Guto Morelli (6.50) e na quarta colocação ficou Ricardo Michereff.

 

A categoria Grand Kahuna (acima 45 anos) teve como grande vencedor um atleta veterano de guerra, Saulo Lyra (11.75), sem dúvida um dos competidores mais experientes de todos os tempos em Santa Catarina. A segunda colocação ficou com Rubens Farias (5.75), em terceiro lugar ficou outro veterano que já fez história nas antigas, o “Gaminha”, destaque em eventos nacionais no passado, e Carlos Knoll somou (5.65). Fechando com a quarta colocação, David Husadel (2.20) não achou as ondas na final, mesmo assim não tem como deixar de destacar esse grande surfista que até hoje é considerado um “ícone” no cenário nacional.

 

A categoria Kahuna (acima 50 anos) teve “dobradinha” e Saulo Lyra venceu mais uma das modalidades em disputa. Saulo somou (11.15), novamente encontrando a vala. Ele pegou uma boa esquerda abrindo até a beira e deu trabalho aos seu adversários. Na segunda colocação ficou um outro grande atleta das antigas, Steward Dean (9.60). Dono de um surfe bem competitivo, é outro surfista que está atravessando gerações, ainda surfa muito e por pouco não vence a disputa final. Com a terceira posição ficou Roni Ronaldo (9.00), que também fez duas finais, e na quarta colocação ficou Ricardo Michereff (7.00) Ressaltando que Michereff fez três finais e mostrou muita disposição física ao disputar três decisões seguidas.

Algumas categorias, como a Master e Open, já estão na quarta etapa e outras estrearam no circuito nesta etapa.

 

A etapa de abertura do circuito “The Legends” contou com uma premiação de nível máximo para o ranking da Fecasurf, além de valer pontos para o circuito catarinense. A premiação distribuída no evento chegou próximo aos 10 mil reais.

 

Próximas etapas – O circuito “The Legends” contará com quatro etapas valendo 6000 pontos para o ranking e as provas estão programadas para as seguintes praias: Barra do Sul, Atalaia / Itajaí, Florianópolis e Guarda do Embaú. A última etapa fará parte do Tour da Fecasurf e vai acontecer no fim de novembro.

 

O Banana Wax The Legends é apresentado por Skul e Kos Blanks, com o patrocínio da Mormaii, Passos Automóveis, Hotéis CHA, Hotel Bandeirantes da Barra, Restaurante do Chico e Prefeitura Municipal do Balneário de Barra do Sul. Apoio: Peixaria da Barra, Classe A, Esparta Treinamento Funcional, Imobiliária Juliano Matias, Califórnia Club, Pousada Estrela da Barra, Hotel e Rest. Do Chico, Division fotografia e Panificadora Nunes. Realização ASB – Associação de Surf de Barra do Sul e FECASURF – Federação Catarinense de Surf. Divulgação: Boletim De Olho No Mar 30 Anos.

Resultados finais

 

Local

 

1 Leonardo Mendes

2 Murilo Fernandes 

3 Fernando Paulino 

4 Luiz Mendes 

 

Open

 

1 Alvaro Bacana

2 Jose Muniz

3 Ramiro Rubim 

4 Derek Adriano 

 

Master

 

1 Andre Zanini

2 Raphael Becker

3 Marcio Leal

4 Ricardo Michereff

Grand Master

 

1 Roni Ronaldo 

2 Marcio Leal

3 Guto Morelli

4 Ricardo Michereff

 

Grand Kahuna

 

1 Saulo Lyra

2 Rubens Farias

3 Carlos Knoll 

4 David Husadel

 

Kahuna

 

1 Saulo Lyra

2 Steward Dean

3 Roni Ronaldo

4 Ricardo Michereff