Recém-inaugurado na última terça-feira (31/1), o Instituto Gabriel Medina estreia oficialmente nas competições neste fim de semana (4 e 5/2) durante a segunda etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf, que acontece no Canto Mágico da praia da Baleia, em São Sebastião (SP).
Criado para ser um polo fomentador de talentos da região, o instituto possui 38 atletas e participará com dois times (de quatro cada) formados pelos surfistas mais novatos, já que o evento não permite participação de atletas ranqueados (nos circuitos estaduais e nacional). Um dos responsáveis pela parte técnica do Instituto Medina, Alex Leco comenta a expectativa para a participação na prova. “Seria muito bacana começar com um bom resultado para essa galerinha que vai dar o que falar nos próximos anos”, comenta ele.
“Apesar de as atividades começarem na quarta-feira (1/2), não queríamos deixar passar a oportunidade de competir neste evento. Essa participação será baseada na vivência que esses surfistas já tem, devido ao pouco tempo de preparo. Mas, o objetivo principal é que eles se divirtam”, explica o técnico.
Para Dadá Nascimento, organizador e idealizador do Encontro Paulista de Escolas de Surf, contar com a participação do instituto reforça ainda mais a credibilidade do evento focado nas categorias de base.
“Estou muito feliz por marcar a estreia desses surfistas no cenário competitivo. Com certeza é um projeto diferenciado para formar campeões do porte do Gabriel Medina. Participar desta trajetória, de uma forma marcante como o primeiro campeonato, é muito gratificante e recompensador”, comenta Nascimento.
Inscrições – As inscrições são gratuitas e seguem a todo vapor. O nome do técnico e surfistas devem ser enviados para o e-mail [email protected].
Retrospecto – Na primeira etapa, realizada na praia da Enseada, em Bertioga (SP), a Escola de Surf Adriano Camargo não deu chances aos adversários e levou a melhor, emplacando três times na final.
O Encontro Paulista de Escolas de Surf tem premiação oferecida pelas empresas Kanui e Frooty Açaí. Consolidado entre os eventos amadores, a competição permite equipes compostas por até quatro surfistas nas categorias Petit (nascidos de 2004 em diante), Estreante (a partir de 2002), Iniciante (após 2000) e Feminino (a partir de 1998), além de um técnico responsável. O critério para definir a idade leva em conta o ano de 2016 (apesar de a segunda etapa ser disputada agora em 2017).
O evento – O Encontro Paulista de Escolas de Surf 2016 tem patrocínio da Kanui e Frooty Açai, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Apoio: Federação Paulista de Surf (FPS), Associação de Surf de São Sebastião e Prefeitura Municipal de São Sebastião Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo – Secretaria deEsportes, Lazer e Juventude.