Com uma nota 10 – a primeira do Hurley Pro Trestles 2015 -, o havaiano Fred Patacchia roubou a cena no duelo contra o campeão mundial Gabriel Medina na primeira fase da etapa californiana do Tour.
Em ótimas ondas de até 2 metros de face, Patacchia e Medina começaram de forma eletrizante. O brasileiro arrancou 9.00 pontos e o havaiano respondeu com 8.90.
Não demorou muito para Medina ampliar a vantagem com 8.37, mas Patacchia teve paciência e encontrou uma linda direita que abriu até o inside. O havaiano não aliviou nas manobras e soltou o pé quando a direita armou. Um juiz deu 9.80, enquanto os demais deram 10.
Medina chegou a brincar com o havaiano na água e ainda tentou reagir, mas só conseguiu trocar sua segunda melhor nota por 8.51, perdendo pelo placar de 18.90 a 17.50. O australiano Bede Durbidge também surfou muito e terminou em terceiro com 8.87 e 7.33.
Fred Patacchia chegou a sair da água quando faltavam pouco mais de três minutos e foi recepcionado em clima de festa por alguns amigos como Kelly Slater, Owen Wright e Aritz Aranburu.
Em entrevista, o havaiano anunciou oficialmente a sua aposentadoria depois de 11 anos no Tour. “Eu sabia que chegaria o dia em que teria de deixar o surf profissional. Enquanto isso não é o fim da minha carreira no surf, é provavelmente a última vez em participo de um grande evento no Championship Tour. Contudo, estou ansioso para competir em algumas etapas do Qualifying Series. Só preciso dar um tempo e relaxar. É complicado me afastar de todos que se tornaram a minha família, mas eu vivi o meu sonho e quero agradecer a todos que desempenharam um papel em ajudar a fazer o que eu amo”, agradeceu Freddy.
Antes da derrota de Medina, os atletas Jadson André, Tomas Hermes e Filipe Toledo foram para a repescagem. Já Adriano de Souza (atual líder do ranking) e Italo Ferreira fizeram bonito e seguiram direto para a terceira fase.
À vontade nas ondas de Trestles, Adriano imprimiu forte ritmo e descolou notas 7.67 e 6.70 para seguir adiante, deixando em segundo o taitiano Michel Bourez e em terceiro o convidado californiano Ian Crane.
Três baterias depois, Italo Ferreira comandou as ações na água e não deu chance aos adversários, somando 8.00 e 7.90 na vitória sobre o havaiano John John Florence e o neozelandês Ricardo Christie.
No último confronto da primeira fase, Wiggolly Dantas e Miguel Pupo encararam o australiano Taj Burrow.
A bateria foi muito equilibrada e todos os atletas tiveram bons momentos. Depois de abrir a disputa com 7.83, Taj destruiu uma direita para descolar 8.97 e assumir a liderança. O aussie ainda ampliou seu somatório com 7.97.
Nos últimos segundos, Guigui foi para direita buscando 9.54 e Pupo para a esquerda precisando de 8.95. Miguel Pupo acertou um aéreo reverse na primeira manobra, mandou uma rasgada, trabalhou na parte cheia até o inside, finalizou a onda com outro aéreo reverse e comemorou bastante. Porém, os juízes deram 8.43 ao atleta, que caiu para a repescagem junto com seu compatriota Wiggolly Dantas.