Estrela de Nazaré

G-Mac dispara o Canhão

No começo da última semana, o big rider havaiano Garrett McNamara e o tricampeão português José Gregório encararam a primeira grande ondulação de outono da praia do Norte, Nazaré, Portugal.

 

Os dois encontraram condições perfeitas, com ondas na casa dos 7 metros, vento fraco e sol, o que proporcionou uma sessão de tow in com ondas épicas no pico.

 

“Pesado, muito pesado! Estou profundamente convicto que estas foram algumas das ondas mais pesadas que já surfei”, afirma McNamara.

 

“Lá dentro até nem pareciam muito grandes, pois estavam perfeitas, mas depois de ver as fotos posso afirmar sem qualquer dúvida que estas foram as maiores ondas já surfadas aqui nesta praia”, completa José Gregório.

 

Em uma das quedas, o big rider francês Peyo Lizarazu juntou-se a dupla e também pôde observar de perto o fenômeno conhecido como Canhão de Nazaré.

 

O fenômeno consiste em uma falha da placa tectônica que permite a formação de ondas muito grandes e de forte intensidade na praia do Norte. Assim, grandes ondulações do Oceano Atlântico chegam praticamente sem obstáculos até o pico.

 

“Achei as ondas grandes, poderosas e perigosas. Percebi o que o Kelly (Slater) queria me dizer quando afirmou que um erro aqui poderia ser o último”, comenta Garret, também conhecido como G-mac.

 

“Surfamos três picos diferentes e gostei de todos. Temos mais três semanas aqui, por isso quero continuar explorando. Mas fiquei com a certeza de que este é o local ideal para se fazer uma prova de ondas grandes”, conclui o havaiano.

Apesar do bom desempenho, o português José Gregório passou um grande sufoco em uma das últimas ondas da dupla na praia do Norte.

 

“Foi uma das melhores sessões que tive ali, mas vi a morte de perto no final, quando uma espuma grande virou o jet que eu conduzia. Fiquei muito perto da areia mas, de repente, o mar voltou a me arrastar para fora e depois a para as pedras”, relata Gregório.

 

“Tentei flutuar o máximo possível, uma vez que tinha o apoio do colete e cheguei de novo à areia. Foi assustador, mas felizmente tudo acabou bem. Aqui quem manda é o mar, disso não há dúvidas”, conclui.

Em parceria com a Câmara Municipal de Nazaré, os dois surfistas trabalham juntos pela primeira vez em um projeto que estuda em detalhes o Canhão de Nazaré e já conseguiram informações preciosas sobre o fenômeno.

Para obter mais informações, acesse o blog Nazaré North Canyon.

 

Leia mais

 

O homem de Nazaré

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Mais de cinquenta anos de câmera na mão: do Píer de Ipanema a Pipeline com Gerry Lopez, de Bob Marley no Havaí aos Rolling Stones no Maracanã. Fernando “Fedoca” Lima viveu e fotografou tudo isso. Agora reúne tudo em um livro.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)