Bruno Sartorato

Fotógrafo inaugura galeria

0
1200x795

Bruno é um dos pioneiros da técnica “Splash” no Brasil, e tem no havaiano Clark Little uma de suas maiores influências. Foto: Bruno Sartorato.

O fotógrafo catarinense Bruno Sartorato, de Florianópolis (SC), inaugura sua própria galeria de arte em Santo Antônio de Lisboa, norte de Florianópolis, no sábado (16), às 19h. A galeria fica em um casarão açoriano de 1774 – de sua família –  na orla de preservação histórico-cultural do bairro.

297x400

Bruno Sartorato. Foto: Arquivo pessoal.

Ele é um dos pioneiros da técnica “Splash” no Brasil. “É quando o fotógrafo bate na água, fazendo-a levantar para, em questão de segundos, capturar o desenho único formado por este movimento”, explica Sartorato. São fotos de ondas, sem surfistas, cuja inspiração veio do trabalho do havaiano Clark Little, que captura a parte interna das ondas, fazendo delas molduras naturais para as paisagens.

Bruno fotografou surf por um tempo, mas foram as imagens aquáticas em “splash” que o fascinaram.  “Sempre me senti tão bem no mar que não tinha dúvidas do que queria. Quando ganhei uma caixa estanque em 2012, então, consegui por em prática todo meu estudo e amor”, diz Sartorato, que na época estava na faculdade de fotografia e, sem condições de investir no equipamento adequado, ficava capturando imagens do mar do lado de fora.

O presente veio de uma namorada, que o incentivou em seu sonho, dando o pontapé inicial para o seu sucesso profissional. A partir daquele momento, o fotógrafo começou a se especializar. Uma dos pontos fortes foi a assessoria que ganhou do amigo, o fotógrafo de visibilidade internacional, Boris Kossoy. “Foi  um feedback informal, durante uma visita, mas que me ajudou muito e fez com que eu tivesse certeza de que eu estava no caminho certo”, explica.

Mas Sartorato quis mais. Na espera de uma onda para outra ele começou a bater na água e fotografar esse movimento. A água sobe criando desenhos praticamente surreais. Essa técnica, conhecida como Splash, era muito usada na publicidade, mas até então não havia sido registrada no mar.

O seu prêmio internacional é resposta desse pioneirismo, simples e nada tradicional, com o Splash no Mar. Com a foto Waaaaap, capturada na frente de sua casa, em Santo Antônio de Lisboa, na capital de Santa Catarina, Sartorato conquistou a distinção FIAP (Federação Internacional de Arte Fotográfica), considerada a maior credencial de fotografia. A galeria fica na rua XV de Novembro, a principal do centrinho do bairro.