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Fórmulas e detalhes

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Saber onde as quilhas devem estar para surfar como você imagina requer estudo ou alguém que saiba indicar o melhor para você, como um bom shaper ou consultor. Foto: Vinicius Sá Moura / @vinisamoura.

 

As quadriquilhas tornaram-se uma ótima opção para quase todos os tipos de ondas. Mas você deve entender como funciona a colocação delas.

Hoje, há vários modelos de pranchas que nascem com cinco encaixes de quilhas e muita gente aprendeu a usar a mesma prancha com três ou quatro quilhas, dependendo do tipo de onda que vai surfar ou manobras que quer fazer. Consultando um guia da FCS, encontrei uma maneira de deixar mais claro como funciona cada tipo de colocação de quilhas para as quads.

As quilhas laterais de uma triquilha ou quadriquilha são posicionadas num lugar bem definido pelo shaper, mas as quilhas traseiras podem variar quanto ao posicionamento, o que implica em sua função. Elas podem ser deslocadas lateralmente, assim como para frente e para trás. O arranjo dessa equação é o caminho para uma quadri mágica.

Fórmulas básicas 

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Quanto mais perto da longarina estiverem posicionadas as quilhas trazeiras, mais a prancha reagirá como uma triquilha. Ela terá um bom drive, ou seja, poder de direcionamento e resposta de aceleração. Quanto à segurança, o poder dela segurar na parede sem desgarrar é menor, mas você ganha em maneabilidade, já que ela possibilita curvas de ângulo mais fechado. Com esse tipo de colocação também é mais fácil arrumar uma manobra que tenha começado errada.

Numa escala de 1 a 5:
Drive 3
Segurança 1
*Arco de curva 2

 

 

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Quanto mais perto das bordas estiverem as quilhas traseiras, mais drive e segurança a prancha oferecerá. Terá ótima aceleração. Fará curvas mais longas, muito embora, até que você se acostume, ela fique um pouco perdida na troca de borda, mas vai segurar mais na parede dentro dos tubos, por exemplo.

Drive 4
Segurança 4
Arco de curva 3

 

 

 

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Quanto mais para a frente, mais próximas às quilhas frontais estiverem as quilhas traseiras, mais solta a prancha fica. Se forem colocadas mais perto da borda a prancha reage quase como uma biquilha. Super solta, com curvas de arcos bem fechados, mas sem tanto drive e segurança.

Drive 2
Segurança 2
Arco de curva 1

 

 

 

 

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Quanto mais afastadas das quilhas frontais, mais próximas da rabeta, mais veloz, segura e dura sua prancha ficará. Na verdade, esse tipo de colocação é mais usada pelos big riders em pranchas de tow-in e guns.

Drive 5
Segurança 5
Arco de curva 4
*Quanto menor a pontuação mais fechadas são as curvas que a prancha pode fazer.

 

Outros detalhes – É claro que ainda há outros fatores que modificam muito a funcionalidade de cada tipo de colocação de quilhas, como o modelo delas, por exemplo. Mas dois aspectos merecem observação:

Primeiro, o tamanho da quilha, que deve ser, no máximo, do mesmo tamanho que as quilhas frontais.

Segundo, o foil das quilhas traseiras, que pode variar do normal das quilhas laterais, com foil do lado de fora e flat na parte de dentro até quilhas de foil duplo, como a quilha central de uma triquilha ou monoquilha. Entre essas duas coisas hoje existem quilhas traseiras com foil dos dois lados, mas com o lado de fora apresentando mais curva do que o lado de dentro, tipo 60/40 (inside foil).

 

Há uma infinidade de possibilidades. Teste o máximo delas para ver de qual mais gosta.