Guarda do Embaú

Dia memorável

0

Emoção e alegria marcaram o Dia Municipal do Surfista, evento realizado no último dia 20 de janeiro, data escolhida pelo Comitê Gestor Local (GCL) da Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú, em Palhoça (SC), para reunir a comunidade e celebrar a aprovação da praia como a nona Reserva Mundial de Surf (RMS) e a primeira do Brasil e, ainda, homenagear o surfista ídolo local, Ricardo dos Santos, morto há dois anos.


Cerca de mil pessoas compareceram à praia. Logo na parte da manhã, rolou o “WG Surf Session”, sessão de fotos gratuita que premiou a melhor foto de surfe em formato de bateria com a participação dos surfistas locais.

Já no período da tarde, no centrinho, houve a solenidade que oficializou a conquista do título de RMS e homenagens para Ricardinho. Na ocasião, houve hasteamento das bandeiras e descerramento de uma placa em formato de baleia com as informações sobre a Reserva Mundial de Surfe (RMS). O surfistas da nova geração da Guarda, Swell Henrique e Rafaela Coelho, leram um texto escrito por eles – para agradecer a conquista.

Para homenagear Ricardinho, o Poder Executivo Municipal doou a prancha anterior para a família do atleta e colocou outra no lugar. Os músicos Wando Cunha (Teatro dos Boanecos) e Nathan Malagoli cantaram a música “Estrêla”, composta por Wando para homenagear Ricardinho.

Logo após os cantos, foi realizado um “Abraço Coletivo” na areia entre o Rio da Madre e a praia da Guarda, quando foram desenhados dentro do círculo as palavras “WSR” (World Surfing Reserve) e “RDS” (Ricardo dos Santos) e jogadas pétalas de flores. Além disso, foram lançadas pelos pescadores artesanais várias tarrafas no rio da Madre. Ao final os surfistas foram ao mar e realizaram um círculo. As atividades foram encerradas com várias atrações culturais.

O evento contou com a participação do prefeito municipal de Palhoça, Camilo Martins, do vice Amaro Júnior e de vários secretários municipais, também a deputada estadual Dirce Heiderscheidt, diretores da Santur, representantes de várias ONGs, instituições e entidades empresariais, líderes locais e surfistas.

Quebrando o protocolo da solenidade, Leana Bernardi, representando o Programa Nacional Bandeira Azul, que encaminhou moção de apoio à candidatura da Guarda, aproveitou a oportunidade e doou um protótipo da bandeira do programa para o prefeito Camilo Martins.

 

“Também queremos plantar uma sementinha do nosso Programa aqui em Palhoça”, disse Bernardi.

Esta celebração fez parte de uma série de etapas que serão realizadas antes do dia da Cerimônia de Consagração, quando será fixada a placa oficial da Reserva Mundial de Surf. Dentre elas, destaque para a formação e engajamento do Comitê de Gestão Local (CGL); planejamento e gestão das ações futuras; escolha de um embaixador, produção de uma revista e, por fim, a cerimônia de dedicação e a implementação contínua da Reserva Mundial de Surf.

 

Todas estas ações não têm datas pré-definidas e deverão acontecer conforme as decisões do Comitê Gestor Local (CGL).