Festival Petrobras

Definidas equipes no Rio

Eduardo Bagé e sua equipe defendem o título do Festival Petrobras de Surf 2007. Foto arquivo: Luiz Blanco.

Com a presença de alguns dos principais surfistas do país, foi realizado nesta quinta-feira (14/12) o sorteio que definiu as equipes para a disputa do Festival Petrobras de Surf 2007, evento que encerra a temporada do surfe nacional.

 

A competição, que começa nesta sexta-feira (14/12) na praia da Barra da Tijuca (RJ), tem um formato diferenciado, com 12 equipes, composta por três atletas: um longboard, um surfista e uma surfista.

 

Participam do Festival os líderes do ranking do Circuito Petrobras de Surf Feminino, Petrobras Longboard Classic e da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino.

 

“Passei o ano todo esperando esta competição. Só aqui rola essa vibe. É o campeonato que mais gosto, por ser leve e reunir os melhores do Brasil. Mais uma vez será uma grande festa do esporte”, diz Eduardo Bagé, logboarder que venceu com sua equipe Marlim a última edição do evento.

 

O sorteio montou as 11 equipes, que se juntam ao time campeão do ano passado, a equipe Marlim, formada por Flávio Santos, Michelle Des Bouillons e Eduardo Bagé.

 

Além desta equipe, a Garoupa vem forte, com Suelen Ferreira, Simão Romão e Phil Rajzman. Anchova também foi apontada como uma das favoritas. A equipe é composta por Andréa Lopes, Danilo “Mullinha” Rodrigo e Pablo Paulino.

 

“Estou focada, esse é o segredo, manter o foco o tempo todo. Montar uma estratégia com a equipe, surfar bem e se divertir. Esse é o objetivo”, comenta Andréa Lopes.

 

As equipes entram na água três vezes, em baterias de uma hora com três times. Cada surfista tem de surfar três ondas e todas entram para o somatório.

 

Ao final da fase classificatória, é levada em consideração apenas a maior pontuação de cada equipe nas três baterias que disputou e os quatro melhores times se classificam para as semifinais.

 

Uma atração à parte será a realização da quarta edição do Torneio Imprensa de Surfe. Das redações para as ondas, profissionais das mais diferentes mídias prometem repetir a dose dos anos anteriores e fazer bonito na Barra da Tijuca.

 

Túlio Brandão foi campeão no primeiro ano de disputa e Mário Filho conquistou o bi nas edições seguintes.

A Petrobras também montará na praia uma Tenda Ambiental, onde vai expor seus projetos na área de preservação do meio ambiente.

 

O Festival tem patrocínio da Petrobras e apoio: Outback, Lui Lui e Prefeitura do Rio de Janeiro. Realização: Abrasp, Feserj e ASBT. Organização: RM Sports.

 

##

 

Andréa Lopes promete muita determinação e descontração no Festival Petrobras de Surf 2007. Foto arquivo: Luiz Blanco.

Equipes

 

Albacora

 

Viviane Maria
Messias Félix
Alessandro Abolição

 

Coral

 

Gabriela Teixeira
Rodrigo Sphainer
Igor Moraes

 

Dourado

 

Acione Silva
Jéferson da Silva
Guilherme Herdy

 

Anchova

 

Andréa Lopes
Danilo “Mullinha” Rodrigo
Pablo Paulino

 

Espada

 

Priscila Barsik
Matheus Cunha
Diego Santos

 

Garoupa

 

Suelen Ferreira
Simão Romão
Phil Rajzman

 

Jubarte

 

Brigitte Mayer
Jeremias “Mica” da Silva
Sávio Carneiro

 

Marlim

 

Flávio Costa
Michelle dês Bouillons
Eduardo Bagé

 

Merluza

 

Camila Cássia
Picuruta Salazar
David de Jesus

 

Pergo

 

Diana Cristina
Robledo Oliveira
Gustavo Fernandes

 

Pescada

 

Luana Coutinho
Roger Barros
Paulo Moura

 

Roncador

 

Krisna de Souza
Carlos Bahia
Adílton Mariano

 

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.