SupClub

Campeonato estadual SUP Wave

Por Glaucio Magalhães 

Aconteceu no dia 07 de dezembro, próximo a Praça do Ó, na praia da Barra da Tijuca, o primeiro Campeonato estadual SUP Wave, promovido pela Federação Estadual de Stand Up Paddle do Rio de Janeiro – FESUPRJ.

Por ter um formato de uma única prova, devido ao aperto no calendário de 2014, as vagas tiveram que ser limitadas, sendo 16 atletas para a categoria Master, 12 atletas para a categoria Open e 08 atletas para a categoria feminina.

Contando com os principais nomes ligados ao esporte, atletas da velha geração como Adolpho Jordão, Victor Vasconcellos, Arnaldo Borges e Guto Villas Boas, contou também com principais nomes do cenário atual do nosso estado. Destaque para os atletas que correm o circuito mundial da modalidade, os irmãos Caio e Ian Vaz, mais conhecidos como The Vaz Brothers, bem como Bezinho Otero e Aline Adisaka. Já representando a nova geração, o atleta Felipe Gelbert Barreto de apenas 15 anos, mostrou que o SUP wave tem tudo para crescer.

A prova contou com os apoios das marcas, Art In Surf, D-Vitaminas e Gatorade. Já a arbitragem foi executada pela equipe do “expert” no assunto e bastante conhecido no meio do surf, Pedro Falcão. O sistema de julgamento automatizado possibilitou aos atletas saberem seus pontos em tempo real durante as baterias.

Mesmo com o forte vento que começou já nas semifinais, não tirou o brilho do evento, como a emocionante bateria, com o confronto dos atletas Caio e Ian Vaz, Bezinho Otero e Vinicius Martins, levando a atenção do público presente para dentro d água.

Com mais esse grau de dificuldade, devido a força do vento na casa dos 12 a 14 nós, para os finalistas isso não fazia tanta diferença.

Na final Master, o atleta Felipe Gama encontrou as ondas que precisava para levar o troféu. Já no feminino, quem levou foi a atleta de São Paulo, federada em nosso estado, Aline Adisaka, que mesmo surfando com uma prancha bem pequena para aquela condição, fez uma excelente disputa com Andrea Lopes, ex campeã Mundial de surf, seguida por Fernanda de Freitas e a queridíssima Letícia Aiache.

Já no Open, sem a presença do grande atleta Bezinho Otero, que deu adeus ao pódio na semi, a final foi uma disputa bastante acirrada, onde todos puderam ver que na hora do confronto, a irmandade fica de lado. Com Caio Vaz voando nas batidas, seu brother, Ian Vaz não deixava por menos, radicalizando ao extremo nas manobras, levando ao delírio todos os presentes. Durante a bateria, a liderança do evento trocava de nome nota a nota. Mas enquanto se pensava que a disputa ficava só entre os Vaz, mordendo por fora vinha o conhecidíssimo atleta Thiago Mariano, que chegou a ficar em alguns momentos na vice-liderança, acompanhado por Claudio Mello(Kbelo), que surfou muito bem, mas foi vencido pelo cansaço já que estava disputando duas categorias, a Master e a Open, fazendo a final nas duas. Ao final, sagrou-se campeão do evento o vice-campeão mundial de 2014, Caio Vaz, tornando-se o primeiro campeão estadual do Rio de Janeiro, seguido pelo atual campeão brasileiro de 2014, seu irmão, Ian Vaz.

Entre o término da bateria final e a entrega de prêmios, os atletas promoveram uma prova de Sprint, que consiste em remada e corrida pela areia, com o circuito em forma de “W”, com a participação de todas as pessoas que queriam fazer parte da brincadeira, e também atletas conhecidos na modalidade SUP Race que foram prestigiar o evento. E nessa disputa extremamente exaustiva, o mais rápido da prova foi o atleta Vinícius Martins, um dos melhores competidores do Brasil na Race, e que nos representa muito bem nas disputas no mundo afora. Ficando em segundo lugar Caio Vaz, e em terceiro Bezinho Otero.

Durante entrega de prêmios, os finalistas federados também receberam um troféu especial da FESUPRJ, como melhor atleta do estado.

No geral a classificação final ficou da seguinte forma:

Categoria Open

Primeiro lugar – Caio Vaz

Segundo Lugar – Ian Vaz

Terceiro lugar – Thiago Mariano

Quarto lugar – Luis Cláudio (Kbelo)

Categoria Master

Primeiro lugar – Felipe Gama

Segundo lugar – Claudio Mello (Kbelo)

Terceiro lugar – Roni Falcão

Quarto lugar – Arnaldo Borges

Categoria Feminina

Primeiro lugar – Aline Adisaka

Segundo lugar – Andrea Lopes

Terceiro lugar – Fernanda de Freitas

Quarto lugar – Letícia Aiache

Campeões Estaduais (Atletas federados)

Categoria Open

Primeiro lugar – Caio Vaz

Segundo Lugar – Ian Vaz

Terceiro lugar – Thiago Mariano

Quarto lugar – Claudio Mello (Kbelo)

Categoria Master

Primeiro lugar – Claudio Mello(kbelo)

Categoria Feminina

Primeiro lugar – Aline Adisaka

Segundo lugar – Andrea Lopes

Terceiro lugar – Letícia Aiache

A FESUPRJ agradece a todos aqueles que participaram, apoiaram e contribuíram de alguma forma para o acontecimento deste evento, que foi o primeiro passo para o crescimento desta modalidade em todo o estado do Rio de Janeiro.

Michelle des Bouillons desceu uma onda de quase 25 metros em Nazaré e pode entrar para a história como a mulher que surfou a maior de todos os tempos. Em entrevista exclusiva ao Waves, ela conta como chegou até aqui.

De Bells Beach a Raglan, Brasil vive quatro etapas de domínio histórico: vitórias, finais, nota 10 e os quatro primeiros do ranking mundial com a mesma bandeira.

Maior onda já surfada por uma mulher no Brasil é registrada por Michaela Fregonese durante swell histórico em Jaguaruna (SC)

Doutor Guilherme Vieira Lima, explica como a estabilidade do core define a potência das manobras e protege o corpo de lesões crônicas.