O braço brasileiro da Sea Shepherd, ONG internacional de defesa dos mares, lançou na última quarta-feira (1/4) a campanha para proteção dos tubarões no país.
A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância e fragilidade desses animais, além de punir empresas que causam danos irreversíveis aos tubarões no Brasil.
Anualmente, mais de 100 milhões de tubarões são mortos, o que já dizimou 90% da população mundial desses peixes. No Brasil, cerca de 43% das espécies estão ameaçadas de extinção.
A campanha é uma extensão dos esforços internacionais da Sea Shepherd de proteger tubarões e combater a prática do finning.
“O finning está dizimando tubarões por todo mundo. O animal é capturado e suas barbatanas são cortadas. Ele é jogado de volta ao mar, sangrando e incapacitado de nadar e tem uma morte agonizante”, explica Daniel Vairo, diretor geral da ONG.
O Brasil tem sido um grande fornecedor de barbatanas para o mercado asiático, que tem o costume de prepará-las em sopa como prova de status social.
O fotógrafo gaúcho Jacques Dequeker e os atletas de kite surf Pedro ?Boca? Bueno, Victor Adamo ?Pimpolho? e Guilly Brandão apoiam o projeto.
“Mergulho e fotografo tubarões fazem dois anos, são incríveis. Temos que nos dar conta que são animais importantes para o equilíbrio do ecossistema”, comenta o Jacques.
O Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) integra a Sea Shepherd Conservation Society, criada em 1977, nos EUA, pelos fundadores do Greenpeace.
Para obter mais informações, acesse Sea Shepherd.