Trip animal

Cachorradas mexicanas

Dê da Barra passeia pelos canudos de Puerto Escondido, México. Foto: Anselmo Venansi.

No mês de julho, entre os dias 24 e 26, bombou um swell gigante em Puerto Escondido.

Clique aqui para ver as fotos

Fiquei totalmente em êxtase vendo pela internet as fotos da galera botando pra baixo em Puerto big, very big.

Bateu aquela excitação de voltar a Puerto ainda este ano. Por intermédio de amigos, também fiquei sabendo que estava sendo armada uma barca de surf para Puerto bem naquela época com os surfistas profissionais James Santos, Binho Nunes, Igor Morais e Stephan Figueiredo.

Mas, como a vida em Sampa é sempre aquela correria, acabou que não rolou de ir ao mesmo tempo com a galera.

Stephan Figueiredo esbanja disposição em swell de responsa. Foto: Anselmo Venansi.

Umas duas semanas depois, recebi um telefonema do meu amigo Alex Lindenbojn, o “Xan”, me convidando pra ir a Lima fazer as imagens de Pico Alto, pois um grande swell de 6,6 a 8 metros estava chegando no fim de semana.

Fiquei bem excitado com a idéia, pois já tive a sorte de ir com Pacelli, Capilé, Formiga, Dada, entre outros, e deu altas morras. Impresionante mesmo.

Quando já estava me preparando psicologicamente para partir em três dias ao Peru, eis que recebo outro telefonema de Alex Miranda me convidando para embarcar a mais uma temporada em Puerto Escondido naquela mesma semana.

Partiríamos três dias depois, pois um grande swell chegaria a Puerto Escondido naquele mesmo fim de semana .

Alex Miranda solta o pé em Barra de la Cruz. Foto: Anselmo Venansi.

Foi uma escolha arriscada, pois no Peru podia perder de fazer altas imagens, mas as condições de filmagem e fotografias no Peru são complicadas. Eu me recordo que na última vez que fui pra lá vomitei até as tripas em cima do barquinho que nos levou e ficou na frente das morras comigo e com Dada filmando .

O calor e a possibilidade de voltar a clicar as morras de Puerto venceram a dúvida que ainda pairava na minha cabeça. Preparei o equipamento e comecei a preparação para viajar a Puerto na companhia de Miranda .

Ele me contou no aeroporto do México que Puerto é um dos seus lugares preferidos. A sua primeira temporada foi em novembro de 1992.

Alex, Augusto Saldanha e Anselmo Venansi participam de ritual das tartarugas. Foto: Anselmo Venansi.

Ele estava voltando de um ano morando no Hawaii e chegou a Puerto com o surf afiado, e pelo que me contou foi a melhor temporada de todas. Desde então, já voltou 13 vezes a Puerto Escondido.

Eu realmente também cheguei à conclusão de que Puerto é o lugar, é a onda que mais se encaixa no meu trabalho. Fundo de areia como nossos beach breaks, comida parecida com a nossa, hospitaidade latina e as “cervecitas” geladas à beira da piscina todos os dias, na hora em que entra o maral, além, é claro das gringas à beira da piscina dando seu ar de sensualidade. Quem quer melhor do que isso?

Miranda e eu ficamos na maior expectativa do swell aqui no México, pois resolvemos vir pra cá em vez de irmos ao Peru, mas, será que a nossa escolha havia sido boa? Viemos na maior dúvida!

Will encara uma parede nada amistosa em Puerto. Foto: Anselmo Venansi.

Um dia antes de embarcarmos, Xan ligou pra Miranda dizendo que aparentemente o swell já não bateria no México na mesma intensidade que as previsões haviam informado dias anteriores, e isso nos deixou com um carrapato atrás do orelha em relação à decisão que haviamos tomado de ter vindo ao México em vez do Peru.

Porém, nada pode ser melhor do que voltar a Puerto bem na semana em que um swell consistente está previsto em todas as previsões internacionais .

Eu e Miranda já viajamos várias vezes juntos. Na real, nos conhecemos por acaso em Noronha, em janeiro de 2000. Eu estava indo pra lá, e na hora que fechei minha passagem, fiquei sabendo que dividiria o quarto com um tal Alexandre Miranda.

Gatinhas esquentam as areias mexicanas. Foto: Anselmo Venansi.

Não o conhecia, porém naquela época ficaria muito mais barato dividirmos um quarto numa pousada bem caseira. Noronha era bem diferente há nove anos.

Ainda não havia o luxo das pousadas de hoje e a maioria da galera ficava em pousadas bem caseiras mesmo, enfim, foi alucinante ficarmos juntos por lá e essa viagem nos uniu tanto amistosa quanto profissionalmente.

Desde lá trabalhamos juntos em vários filmes que ele dirigiu e eu operei câmera. Já fomos duas vezes juntos ao Hawaii, três a Noronha e essa é a segunda que viemos juntos a Puerto. Através do surf, criamos uma amizade que já conta com boas estórias pra contar aos filhos.

A nossa chegada à Cidade do Mexico foi bem tranquila. Descobrimos um restaurante bem astral dentro do aeroporto que fornece conexão gratuita à internet. Passamos horas sentados, beliscando especialidades locais e tomando “los liquados mas buenos” que existem!

Embarcamos para Puerto algumas horas depois. Chegando a Zicatela, o mar estava pequeno, porém, as previsões indicavam que no dia seguinte a nossa chegada seria um dia com condições de 2 metros plus, com 5 estrelas na qualidade do swell .

Descobri que o jetleg é algo realmente real. O corpo necessita de ao menos uma noite de descansso. Descobri isso quando mal cheguei ao hotel e já saí correndo pra pular na água. Fiquei nadando uma hora e meia, e na hora em que estava saindo me deu uma cãibra na panturilha esquerda que me neutralizou.

Nunca havia sentido algo tão dolorido na água. Saí mancando com uma bola na panturrilha. Pela dor, sabia que teria de ficar uns dias fora da água me alongando e me preparando para que não me acontecesse algo igual num dia de condições extremas na água novamente .

Fiquei muito feliz quando cheguei ao hotel e reencontrei dois amigos que estavam no mesmo hotel e que havia os conhecido dois anos atrás – Carlos Alberto Bantel, o “Tiozinho”, e Augusto Saldanha, o “Dum”. Foi muita vibe saber que nosso time de brasileiros estava bem incorporado!

Mal chegamos ao hotel e recebemos uma notícia bem bizarra. Bem ao lado do nosso quarto, um mexicanao havia se suicidado dois dias antes de chegarmos. Nosso quarto era separado só por uma parede. Nossa… Quando a galera nos falou deu uma sensação bem estranha, daí decidimos “cambiar de habitacion”, afinal nos próximos dias estaríamos nos arriscando na água, e a vibe de ficar ao lado de um quarto no qual alguém se matou não era muito boa.

Na manhã seguinte, Miranda caiu na água e quando saiu botou uma pilha pra irmos direto a Barra de la Cruz. A rapaziada comprou a pilha e saímos batidos pra Barra com noso amigo Arturo, um dos motoristas que fazem o trajeto de van entre o aeroporto e Zicatela e que também é um dos motoristas que levam os surfistas pra Barra e Salina Cruz, sempre muito engraçado e uma personalidade de Puerto Escondido .

Chegamos a Barra de la Cruz, as ondas estavam bombando atrás da pedra. Apesar de não estar muito perfeito, o swell havia entrado com força .

Antes de cair na água, estávamos sentados em baixo de uma “Palapa”, quando chegou um cara de chapéu de cowboy, camisa social e nos abortou para falar um oi. Por incrível que pareça o cara era brasileiro, se apresentou como Hildson e foi pra água junto com a rapaziada. Infelizmente para ele a session foi abortada alguns minutos depois. Um maluco enfiou a quilha na fish board dele. Apesar de sair decepcionado da água, ele voltou ao carro, pegou outra prancha e foi novamente pra água, daí sim, pegou boas ondinhas.

Ficamos até o final de tarde em Barra de la Cruz e quando comecou a escurecer partimos com Arturo para Puerto de volta. No México, as pessoas não têm o hábito de pegar estrada à noite. Há muitos bandoleiros e várias barreiras militares na estrada, não é uma situação muito agradável ser parado por militares. A última vez que me aconteceu, há uns dois anos, um americano que estava conosco nesse mesmo trajeto Puerto – Barra de la Cruz, teve seu ipod roubado na cara dura dentro do carro durante a blitz!

Acordamos cedinho no dia seguinte, apontado com o maior dia pelos sites de previsão. O crowd havia aumentado consideravelmente, parece que todo mundo veio pra esse swell. O circo do big surf na remada estava armado!

Logo cedinho, o mar já estava bombando. Havia ondas de 2 a 2,5 metros, e quando a série algumas pareciam ter 3,3 metros plus. Um dos destaques na água era o Stephan Figueiredo, ele estava botando pra baixo nas direitas, mas com muita cautela. As condições estavam bem perigosas, mesmo assim, ele era um dos mais atirados como sempre.

Um dos fatores mais especiais da onda de Zicatela, que leva o nome dessa praia de Puerto Escondido, é que o vento é sempre terral pela manhã, e algumas vezes o vento volta a soprar terral à tarde, mas isso já é uma coisa que não se espera, acontece. Já pela manhã, é quase 100% certo de que role o terral, e foi exatamente nos três primeiros dias do swell de 19, 20, 21 e 22 de setembro.

Os dois primeiros dias do swell foram os maiores. Muitas ondas sólidas de 3,3 metros rolaram. Eu arriscaria até dizer que algums de 4 metros também quebraram. Vendo as fotos, tive a impressão de que era maior na foto do que olhando na praia. Eu não caí na água nos três primeiros dias e até que senti que o machucado que fiz com a cãibra na panturilha estava totalmente curado.

No quarto dia do swell, encontramos na praia uma figura super carismática do big surf brasileiro, Dê da Barra, grande conhecedor e dropador de big waves. Eu, particularmente, o conheço bem, pois já fizemos duas temporadas havaianas compartilhando a mesma casa no North Shore.

No fim de tarde, os salva-vidas reuniram muita gente na praia pra colocar as tartaruguinhas no mar. Esse ritual é muito legal; eles esperam nascer as tartarugas, depois colocam todas dentro de uma bacia bem grande com água do mar e esperam até o pôr do sol para soltar as tartaruguinhas no mar. Eles passam uma corda e ninguém pode passar.

Aí, eles colocam uma tartaruga na mão de cada pessoa e quando a ordem é dada cada um solta a sua tartaruga e fica olhando até que elas entrem na água e encontrem seu habitat natural. É um momento muito legal que eu felizmente já participei pelo segundo ano consecutivo. O salva-vidas me disse que, em média, a cada 50 tartarugas que nascem, somente cinco chegam à idade adulta.

O mar baixou para 2 metros e a brincadeira na água começou. A galera já estava acostumada com a comida, a força do oceano, e foi no quarto dia que as condições ficaram bem mais bem definidas – vários tubos abrindo tanto de esquerda quanto de direita, mas a esquerda de Zicatela funcionava melhor nesse dia.

Saímos da praia quando chegou o maral e tocamos direto pra piscina do hotel Ines pra ficar mirando as muchachas e tomando una cervecita bien helada!

Para quem gosta de surf e de festa, Puerto Escondido oferece todas as opções de divertimento. Parece que quem criou a tal história “Surf todo dia, festa toda noite” acertou na mosca por aqui, viu?!

Apesar de estar no fim das férias européias, as gringas estavam presentes mais uma vez, dando um show de sensualidade na piscina do hotel. Enquanto os gringos ficam sentados lendo livros e desconectados do mundo real, a brasileirada fica só assistindo de camarote ao vai e vem na piscina do hotel.

Vários bares na areia da praia funcionam à noite, rola até uma via sacra noturna. Particularmente, eu gosto muito do Uh Lala e do Sunset Bar, que ficam bem em frente ao Zicatela Bungallows, mas quase todo mundo acaba caindo em um lugar chamado Bar Fly. Quem conhece Puerto sabe bem do que estou falando. Quem nunca veio certamente vai pirar por aqui. A festa é sempre bem caliente, com várias nacionalidades trocando olhares regados a tequila e a cerveja gelada.

No quinto dia do swell, Dê da Barra pegou dois tubos bem na minha frente na água. Certamente foi um dos momentos mais extasiantes da viagem. Este ano a correnteza está muito forte e estou sentindo muita dificuldade para conseguir me posicionar no mar.

Uma vez que o swell baixou, preparei meu capacete com a Go Pro do Miranda para fazer umas imagens de video na água. Estava também com a minha câmera JVC e a caixa-estanque Ikelite americana, eu nunca havia utilizado essa caixa.Saí correndo pra fazer o teste do capacete com a  câmera acoplada e me esqueci de colocar um leash na minha caixa estanque!

Cheguei à praia e pude perceber que apesar da correnteza estar muito forte, as ondas não passavam de 1 a 1,5 metros. Fui com tudo para a água e quando cheguei ao outside perguntei a Miranda se ele gostaria de utilizar o capacete pra fazermos um duplo ãngulo de vídeo. Eu filmando ele vindo e ele filmando com o capacete a trajetória em minha direção. Porém, bem no momento em que soltei a câmera para abrir com as duas mãos o capacete, num piscar de olhos minha caixa estanque havia sumido!!!

Normalmente, todas as caixas que tive na minha carreira boiavam, essa infelizmente não boiava!! Tentei mergulhar imediatamente assim que vi que a câmera havia afundado, todos que estavam próximos também soltaram as pranchas e tentaram mergulhar juntos comigo, porém a correnteza era muito forte e a água estava totalmente turva em decorrência das chuvas que estão caindo todos os dias por aqui. Isso fez com que a câmera e a caixa estanque partissem para as mãos de Netuno!

Saí da água desconsolado. Essa é a primeira vez que algo assim me acontece ou mesmo que eu ouço falar, pois normalmente todos os fotógrafos de surf e cinegrafistas perdem seus equipamentos devido à agua entrar na caixa estanque e molhar todo o equipamento. Mas, perdê-la assim dessa maneira tão estúpida, poxa, acho que só aconteceu comigo mesmo…

É engraçado como as coisas acontecem na vida. Tudo parece ser um aprendizado, e às vezes, quando não estamos conectados 100% no que estamos fazendo, coisas terríveis podem acontecer, por isso acontecem tantos acidentes de trabalho. Acredito que se o mar estivesse grande e perigoso, eu jamais teria entrado na água sem um leash na minha caixa. É sempre em mares pequenos e em situações de tranquilidade que damos mole ao azar!!! Eu paguei caro pelo meu descuido!

Enfim, como a vida continua, temos que levantar a cabeça e seguir em frente. Foi difícil e doeu o que rolou, principalmente porque todas as imagens de vídeo que havia feito durante o swell de cinco dias ainda estavam no hard disk interno da câmera!!! Poxa, foi difícil acreditar…

O mar baixou geral e a galera começou a fazer as malas para partir de volta pra casa. Eu ainda não terminei minhas cachorradas aqui pelo México. As imagens estão aí para exibir um pouco dessa vibe que rola aqui em Puerto.

Aparentemente há outro grande swell chegando nos próximos dias. Alex Miranda partiu, mas eu e Dê da Barra estamos aqui mais alguns dias pra garantir presença dos perros brasileños nas olas e na fiesta mexicana.

Arriba arriba!

Para saber mais sobre o trabalho de Anselmo “Cachorrão” Venansi, acesse Sua Foto de Surf.