North Shore

Brasileiros remam com tudo

0

Em comemoração ao dia da independência norte-americana, foi realizado no último sábado (04/7) no Hawaii, o Anual Da Hui Independency Day Paddleboard Race, a mais tradicional prova havaiana de remada.

Em sua trigésima primeira edição, o trajeto começou na praia de Sunset e foi até a baía de Waimea, no North Shore de Oahu, totalizando quase seis quilômetros de remada com mais 150 metros de corrida.

O Brasil foi muito bem representado no evento, que reuniu cerca de 350 atletas divididos nas categorias Paddleboard, Surfboard e Stand Up.

Logo após a cerimônia de abertura, onde os participantes celebraram o espírito aloha em uma enorme roda em Sunset, foi dada a largada da categoria Paddleboard.

A disputa contou com os melhores remadores do arquipélago havaiano e o atleta Aaron Ungerleider, com o tempo de 29:01 minutos, foi o grande campeão da paddle.

O brasileiro Igor Lumertz conquistou a segunda colocação na categoria Surfboards (20 a 29 anos). Jairo Lumertz, seu irmão, prestigiou a competição  e competiu com uma prancha feita de garrafas de plástico.

A categoria Stand Up teve início 10 minutos depois da Paddleboard. Por causa do crescimento do esporte, os atletas foram subdivididos em categorias por idade.

Hilton Alves, Lika Maia e Roberto Lopes foram alguns nomes brazucas na disputa.

Na categoria até 19 anos, o havaiano Riggs Napoleon, de apenas 11, foi o grande vencedor. Seu pai, Aaron Napoleon, venceu na categoria 30 a 39, com o tempo de 29:12 minutos.

Já a família brasileira Lopes provou que o esporte está no sangue. Caio Lopes, 12, terminou na quinta colocação na categoria até 19 anos, e Liz Lopes conquistou o terceiro lugar na 40 a 49 anos.

Na categoria Pais e Filhos, Roberto Lopes remou com a companhia da filha Jade e foi terceiro lugar. Na categoria 30 a 39 anos, Marcelo Barbosa terminou na quarta colocação no geral.

Hilton Alves foi outro destaque brasileiro. Além de celebrar no dia um ano de casamento com sua esposa Jéssica, que competiu entre as mulheres, Hilton conquistou sua segunda vitória este ano, vencendo na categoria 20 a 29, com o tempo de 36:03 minutos.

Na Feminino, Jéssica terminou na décima quinta colocação, seguida pela fotógrafa brasileira Lika Maia, marinheira de primeira viagem neste tipo de competição.