Expectativa em Caraguá

ASC luta por fundo artificial

0

 

Massaguaçu, em Caraguá (SP), seria uma ótima opção para receber fundo artificial. Foto: Edson Bola.

Uma parceria entre a Associação de Surf de Caraguá (ASC), Unimódulo e Secretaria de Esportes de Caraguatatuba (Secer) busca valorizar e incentivar o surf municipal em Caraguatatuba (SP).

 

A Secretaria de Esportes viabilizará toda a estrutura do evento junto a Federação Paulista de Surf, enquanto o Unimódulo premiará o campeão municipal da categoria Open com uma bolsa de estudos universitária em qualquer curso da instituição. 

 

A ASC viabilizou patrocínios junto ao comércio local e marcas de surfwear.

 

O circuito municipal de surf universitário e colegial 2007 será disputado em três etapas com período de espera por boas ondas.

 

A primeira etapa rola em outubro, a partir do dia 6. A segunda acontece em novembro, a partir do dia 17, e a útima será disputada em dezembro, a partir do dia 8.

Associação de Surf de Caraguá promove circuito municipal a partir de outubro. Foto: Reprodução.

 

Caso as praias não tenham condições para o surf, as datas poderão ser adiadas ou transferidas até mesmo para o meio da semana.

 

O importante é acontecer em condições que proporcionem um lindo espetáculo dos atletas em ondas caraguatatubenses.

 

A proposta é realizar o campeonato nas praias de Caraguá, uma vez que os eventos de surf da região eram transferidos na maioria das vezes para a cidade ao lado, Ubatuba, que sempre se disponibilizou apoiando e autorizando a realização dos eventos de surf.

 

Isso beneficiou muito o surf caraguatatubense por muitos anos. Agora, vamos aproveitar que este período do ano proporciona sempre boas ondas com ondulações de Leste e Sudeste em Martin de Sá, Massaguaçú e Capricórnio.

 

No ano passado, boas ondas rolaram durante o ano todo, mas, por falta de patrocínio, a Associação de Surf não conseguiu realizar um evento oficial pela Federação Paulista de Surf. Apenas apoiou pequenos eventos que aconteceram em boas ondas.

 

As expectativas são boas, uma vez que as famosas lestadas (ventos e ondulações que vêm do quadrante Leste) demoraram a entrar este ano, mas quando entraram já deu para sentir o potencial das ondas nas praias Matin de Sá, Massaguaçú e praia Brava, no mês de agosto, que chegaram a quebrar ondas por uma semana. 

 

A ASC comemora um fato inédito: a realização do circuito junto a Federação Paulista de Surf, com informatização e estrutura de qualidade. Isso possibilitará federar os árbitros de surf de Caraguá, gerando novos empregos e a possibilidade de trazer eventos de surf realizados pela Federação para a cidade, movimentando o turismo numa época de baixa temporada, quando a cidade mais precisa.

 

O circuito deste ano lança a campanha do Movimento Pela Construção de Fundo Artificial, para que a cidade possa se consolidar de vez no cenário do surf brasileiro, e quem sabe até mundial.

 

##

Praia do Capricórnio bomba durante as famosas lestadas. Foto: Arquivo pessoal RC.

Sobre a questão do fundo artificial, a ASC estará lançando a proposta de unir poder público, iniciativa privada e ongs para se discutir, já que o assunto é o aquecimento global que tem influenciado no avanço do mar, principalmente em Caragautatuba, onde a cada ressaca as ondas têm avançado na praia Massaguaçu, pondo em risco a rodovia Rio-Santos.

 

A proposta é discutir se é viável a construção do fundo, se vai realmente ajudar na questão de conter o avanço do mar, se vai ajudar a pesca e o turismo na cidade.

 

A associação estará convidando toda a sociedade para a abertura do municipal de surf que acontecerá no dia 4 de outubro, no auditório do Unimódulo, para um grande bate-papo numa mesa redonda para se discutir o assunto e, quem sabe, dar o pontapé inicial para que o sonho se torne realidade.

Fundo artificial deixaria as ondas Massaguaçu mais consistentes. Foto: Paulo Mello.


Quanto a questão do circuito municipal, a intenção da ASC é promover o surf entre os jovens estudantes. Por isso exigirá dos inscritos da categoria universitária certificado de matrícula da instituição onde estuda, e na Júnior (colegial) comprovante de matrícula ou de conclusão do ensino médio para participar do evento.

 

O campeão municipal open (amador) precisa ter concluído o ensino médio, prestar vestibular no Unimódulo e ser aprovado para ter direito a bolsa esporte da instituição.

 

Os grandes destaques do municipal de surf na Open são os atletas Igor Silva, campeão em 2005, Jonas Machado e Cristano Andrade, que vêm disputando o Okdok Paulista Open, sem contar com os veteranos Luiz Alexandre, ?o Xandeli?, Osmã Rojo, irmão do surfista profissional Alexandre Moliterno, revelado pela ASC e hoje radicado em Ubatuba.

 

Na Júnior, os destaques são Pedro Oliveira e Victor Cardoso, ambos da escolinha de surf de Caraguá. No Longboard, a chance está entre o shaper Fenando Santos e outra revelação da escolinha de surf de Caraguá, Everton Oliveira.

 

A Feminino tem as ubatubenses Nathali Paola e Camila Cássia como favoritas. A Universitário, aberta a todos que estejam cursando nível superior, tem como favorito o sebastianense René Oliveira.

 

Nas etapas, os finalistas recebem kits e troféus. Os campeões de cada categoria recebem bolsa universitária (campeão open municipal), pranchas, blocos, kits e troféus.

 

Atletas da cidade podem se inscrever a partir de 15 de setembro, na loja Tom Pool Board Shop, no Calçadão Santa Cruz, 189, centro de Caraguá.

 

O custo é de R$ 25 aos atletas filiados à Associação de Surf de Caraguá. Para os não-associados e surfistas de outras cidades, o valor é de R$ 35. O atleta terá direito a uma camiseta pela inscrição. Para obter mais informações, entre em contato com Luciano pelo telefone (0xx12) 9743-1018.

 

Outra novidade do municipal de surf este ano é a inclusão do Projeto Salva-Surf, numa parceria com o corpo de bombeiros salva-mar. O projeto estará acontecendo durante as etapas do circuito e conta com um número limitado de vagas. A preferência é para os atletas que estiverem participando do circuito.

 

O municipal de surf universitário e colegial em Caraguatatuba tem a apresentação do Vereador Baduca Filho e Unimódulo. Patrocínio da Água do Mar Surf Shop, Company Surf Shop, SKS Surfwear, Spray Confecções e Tom Pool Board Shop.

 

Co-patrocíni do Memura Estacionamento e Lava Lento, Sport Life Surfwear, Tribo Caiçara Surfwear, Litoral Tintas, Moai Ocean Guardian, Digital Lan House e Hotel Atlântico Sul. Colaboração dos Atletas de Cristo, Bola de Neve Church, Academia Linha D?Água, loja Século XXI, Quiosque Canto Bravo, loja Prancha & Cia, Brisa Flat Apart Hotel, Renato Casemiro e Kirra Boardshop. Cobertura do programa Zoom Litoral da VTV, site Pagina Surf e Adventure Movie filmagens de surf.