Kemel Neto

Arte brasileira na Califa

0

Nê, como é mais conhecido entre a galera das ondas, tem um estúdio de criação sediado em São Paulo, mas a arte gerada no K31 sobe a serra desde o Guarujá ou vem das mais de uma centena de viagens à Califórnia e outros picos como Hawaii, países da América Central e Austrália.

Kemel assinou mais de 2 mil modelos, especialmente bermudas de surf. Seu trabalho como designer continua requisitado pelas maiores empresas do setor, porém, suas ideias e estampas tomaram outros rumos. A arte não está mais só nas peças de surfwear e é exposta na forma de quadros em São Paulo, como aconteceu em 2014 e, no momento, na Noll Surfboards Artist – Gallery (Califórnia).

Nascido na metrópole de São Paulo, há 48 anos, o mar, as ondas e o surf se tornaram inspiração e referência estética. Ele sempre frequentou o Guarujá (litoral de São Paulo) e fez parte da turma que sempre levou o surf como algo além do esporte. Apoiado pela avó, de quem herdou o prazer de desenhar, teve no oceano, surfando, sua percepção das formas e cores da natureza ampliada. Kemel, nos anos 80, entre uma ondulação e outra, tornou-se designer de surfwear e lançou as marcas Stubies e Body Glove no Brasil. A busca de desenvolvimento profissional como empresário e curiosidade em conhecer o berço do lifestyle do surf o levou à Califórnia. O epicentro do surfwear mundial foi uma injeção de cultura surf em sua veia criativa. Claro, havia também as ondas.

Fotografias, pincéis e computadores “O eterno choque entre o tradicional e o moderno, entre o novo e o antigo. O conceito, resultado de uma vida na beira da praia e viagens, compreensivelmente tem tendências marinhas, com muitas cores e luzes”, escreveu Zé Lúcio Cardim sobre o trabalho do Nê, e ainda explicou: “Os quadros de Kemel geralmente são compostos de fotografias impressas em canvas, seguidas de interferências de tintas acrílicas e finalizadas por computação gráfica”. 

Dezesseis dessas telas, que também estampam calções, fazem parte da exposição individual de Kemel na NOLL SURFBOARDS ARTIST – GALLERY, famosa pela coleção de material, entre pranchas, fotos, prints e quadros dos últimos 60 anos da história do surf que seu fundador, Greg Noll, ajudou a construir. As telas, apresentadas com os calções pendurados num pequeno “varal” abaixo de cada uma, fizeram sucesso logo na estréia. Perfeita integração da criatividade que merece ser exposta nas paredes de uma galeria ou na parede de uma onda. A exposição vai até 3 fevereiro de 2015.