Surf Talentos

Abertura agita a Prainha

0

Em um fim de semana (4 e 5/2) com boas ondas, foram definidos os primeiros campeões do Circuito Oceano Surf Talentos 2017 na Prainha, em São Francisco do Sul.

Destaque para os atletas Hedieferson Júnior e Anuar Chiah, que venceram duas categorias cada e deram um verdadeiro show de surfe. O evento dá início a uma nova fase do surfe catarinense de base, com uma estrutura diferenciada, equipe técnica mais que qualificada e uma premiação de dar inveja a qualquer circuito amador no país. O formato também é inovador buscando chegar o mais próximo possível da WSL (World Surf League).

Segundo o vice-presidente da Fecasurf (Federação Catarinense de Surfe), Jordão Bailo Júnior, o novo circuito catarinense chama-se Santa Catarina Qualifying Series 2017 (SC-QS) e terá 19 etapas marcadas, com pontuações que variam de 1000, 3000 e 6000. O objetivo é preparar os atletas para futuramente correrem o Circuito Mundial.

 

A primeira final a ir para água foi a categoria Feminino Junior, onde a atleta Manu Pacheco achou as melhores ondas para vencer Nathalia Schier, que ficou em segundo, Ariela Andrade e Amanda Santos, terceira e quarta, respectivamente. Na sequência, foi a vez da Infantil Masculino, com uma disputa acirrada entre o surfista paranaense Anuar Chiah e Noah Machado.

 

Na categoria Iniciantes Feminino, quem levou a melhor foi Ariela Andrade, seguida de Ana Luiza Romão, Laura Mandeli e Julie Arissa. Na Iniciantes Masculino, o local Heitor Mueller encontrou uma boa direita e finalizou com muita força na junção, arrancando 7,5 dos juízes e garantindo a primeira colocação. Em segundo ficou o surfista do Campeche Leo Casal, em terceiro Luiz Mendes e em quarto Kainan Meira.

 

Ana Luiza Romão achou as melhores ondas para vencer a categoria Infantil, seguida por Gabriely Vasque, Luara Mandeli e Julie Arissa. Na categoria Mirim, que oferece um patrocínio de pranchas ao fim do ranking, Hedieferson Júnior executou um surfe sólido e levou a melhor sobre o imbitubense Leonardo Barcelos, que, mesmo com uma nota 8.00, acabou ficando na segunda colocação. Em terceiro ficou Ryan Cordeiro, de Itapoá, e em quarto Uriel Sposaro, da Barra da Lagoa.

O pequenino Anuar Chiah, de Matinhos, no Paraná, surfou muito bem e não deu chance a Marcos Paulo, Raoni Rocha, e Matheus dos Santos, segundo, terceiro e quarto, respectivamente, na categoria Petit. “Estou muito feliz de vencer aqui em São Chico e mais ainda por estar praticamente de malas prontas para viajar para o Peru, Califórnia e Indonésia com meu pai”, revelou o jovem talento.

Com um backside afiado, Davi Botelho fez duas boas ondas para ser o melhor na categoria Local. Em segundo ficou Igor Foester, em terceiro Alexandre de Souza e em quarto Jean Elder.

Na principal categoria do evento, a Junior masculino, que oferece um patrocínio no valor de R$ 500 mensais durante um ano para o vencedor do ranking, Hedieferson Júnior ganhou sua segunda final. Com um surfe muito convincente, o surfista largou na frente do Circuito Oceano Surf Talentos 2017. “Procurei ficar calmo na bateria e encontrar as melhores ondas para desempenhar meu surfe”, disse o jovem surfista de Itapoá, emocionado pela vitória. O argentino Ignacio Gundesen, que apresentou uma linha de surfe muito bonita, foi o segundo, seguido de Uriel Sposaro e Tayron da Silva.

Para Affonso Eggert Jr, proprietário da Oceano Surfwear, patrocinadora oficial do Surf Talentos 2017, foi muito legal ver a evolução dos moleques que em muitas baterias fizeram um surfe de adulto. “Gostei também de acompanhar o desempenho da organização, que se esforçou ao máximo para trazer ao público e atletas um evento moderno e profissional”, completa o empresário.

Foram dois dias de muito surfe, diversão, amizade e ambiente saudável, iniciando o ano de competições no melhor estilo Santa Catarina. O próximo evento do Surf Talentos acontece em abril, em local a ser definido.

 

Já o Santa Catarina Qualifying Junior, da Fecasurf 2017, terá a sua segunda etapa nos dias 18 e 19 de fevereiro, na praia do Cardoso, Farol de Santa Marta, em Laguna.