CBSurf Pro Tour

Gaúchos barram etapa

Federação Gaúcha de Surf anuncia que pretende barrar a realização da etapa de abertura do CBSurf Pro Tour no Rio Grande do Sul.

Abertura do CBSurf Pro Tour está marcada para abril em Torres.

Em mais um capítulo do imbróglio envolvendo a CBSurf e representantes do surfe brasileiro, a FGS (Federação Gaúcha de Surf) anunciou que pretende barrar a realização da etapa de abertura do CBSurf Pro Tour no Rio Grande do Sul.

O evento está marcado para os dias 24 a 26 de abril, em Torres, litoral norte do estado, e daria o pontapé inicial no circuito profissional organizado pela entidade, que tem quatro etapas programadas para 2020.

De acordo com a FGS, uma reunião foi realizada com atletas na última quinta-feira (6), em Torres, e ficou decidido que se a CBSurf não alterar ou pelo menos discutir o novo formato com outras entidades, a etapa não será realizada em águas gaúchas.

As novas insatisfações sobre o comando da CBSurf surgiram quando a entidade divulgou que o circuito brasileiro seria fechado a um número específico de surfistas, tanto no masculino quanto no feminino.

Depois dos questionamentos dos surfistas que ficaram fora, alegando que a decisão deveria ter sido tomada com no mínimo um ano de antecedência, a CBSurf chegou a modificar o formato, criando triagens para incluir mais 12 atletas no masculino e 6 no feminino, mas as reclamações não pararam.

Em nome do presidente Fernando Figueiredo da Cunha, a FGS sugere que seja convocada uma assembleia geral extraordinária da CBSurf com todas as federações, “incluindo na pauta, como primeiro item, a anistia completa de todas as entidades filiadas, permitindo que todas tenham direito a voto”.

Confira abaixo as principais reivindicações enviadas em nota pela FGS:

1 –  A FGS, suas filiadas e os atletas gaúchos concordariam em recepcionar a abertura do circuito da CBSurf caso o formato do campeonato fosse aberto, sem pré-classificados, alterando por completo o formato divulgado pela CBSurf. Ainda, necessitaríamos de pelo menos 90 (noventa) dias de antecedência para viabilizar o evento junto com patrocinadores e apoiadores. Vale ressaltar que não recebemos o caderno de encargos da referida etapa, não sendo possível estimar os custos para a realização do campeonato;

2 – A FGS aceitaria a alteração do formato do circuito e/ou estabelecimento de pré-classificados apenas após o amplo debate com todas as filiadas e, principalmente, atletas. Tais regras deverão ser divulgadas com no mínimo um ano de antecedência à abertura do respectivo circuito nacional;

3 – De forma unânime, face os apontamentos anteriores, a FGS, através de seus dirigentes e atletas, comunica que o Rio Grande do Sul não realizará a abertura do Circuito Brasileiro Profissional de Surf 2020 da CBSurf enquanto todas estas pendências não forem sanadas, em especial sobre o comando da entidade nacional.

Clique aqui para ler a nota na íntegra

Exit mobile version