Olimpíadas

COI garante os Jogos

"Não há plano B". – Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach reforça realização dos Jogos de Tóquio em 2021.

Thomas Bach mantém confiança na realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach reiterou na última quinta-feira (21) a confiança na realização dos Jogos de Tóquio em julho de 2021. Em meio ao crescimento do número de casos de Covid-19 no mundo e ao aumento das restrições no país asiático, os japoneses se mostram cada vez mais contrários à realização do evento.

“Não temos, neste momento, nenhuma razão para acreditar que os Jogos Olímpicos de Tóquio não começarão no dia 23 de julho no Estádio Olímpico de Tóquio. Isto é porque não há plano B e estamos totalmente comprometidos em fazer estes Jogos seguros e bem-sucedidos”, disse Bach em entrevista ao jornal Kyodo News.

No dia 7 de janeiro, o Japão declarou estado de emergência em Tóquio, com duração prevista de um mês. A entrada de cidadãos estrangeiros foi proibida no país – antes da virada do ano os privilégios concedidos a atletas já haviam sido retirados.

Na última quinta-feira, o jornal britânico The Times chegou a afirmar que o Japão estudava uma forma de cancelar as Olimpíadas. De acordo com a matéria, o governo consideraria muito difícil organizar o evento com a pandemia ainda longe de ser controlada, mesmo com o início das vacinações.

No entanto, nesta sexta-feira (22), COI e diversas autoridades japonesas negaram esta possibilidade e garantiram a realização do evento entre os dias 23 de julho e 8 de agosto deste ano.

Em nota oficial, o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, afirmou que está “determinado a realizar” os Jogos. O premiê disse ainda que trabalhará em consonância com o governo de Tóquio e o COI para alinhar os detalhes finais de organização das Olimpíadas.

Fonte GE

Exit mobile version