ONU reconhece Instituto

ONU convida Instituto GDM para fazer parte da campanha global Vida embaixo d'água.

0
IGDM leva trabalho de conscientização ambiental a diversos lugares litorâneos pelo Brasil.

Os oceanos do mundo – sua temperatura, química, correntes e sistemas globais orientados para a vida – tornam a Terra habitável para a humanidade. A forma como administramos esse recurso vital é essencial para a humanidade como um todo e para equilibrar os efeitos da mudança climática.

Mais de três bilhões de pessoas dependem da biodiversidade marinha e costeira para sua subsistência. No entanto, hoje estamos vendo 30% dos estoques mundiais de peixes super explorados, atingindo abaixo do nível em que eles podem produzir rendimentos sustentáveis.

Os oceanos também absorvem cerca de 30% do dióxido de carbono produzido pelos humanos, e estamos vendo um aumento de 26% na acidificação dos oceanos desde o início da revolução industrial. A poluição marinha, uma esmagadora maioria dos quais vem de fontes terrestres, está atingindo níveis alarmantes, com uma média de 13.000 pedaços de lixo plástico a serem encontrados em cada quilômetro quadrado do oceano.

A união do IGDM e a ONU pretende gerenciar e proteger de maneira sustentável os ecossistemas marinhos e costeiros contra a poluição, bem como abordar os impactos da acidificação dos oceanos. Melhorar a conservação e o uso sustentável de recursos baseados no oceano através do direito internacional também ajudará a mitigar alguns dos desafios que nossos oceanos enfrentam.

O inicio se deu em junho de 2017, quando as Nações Unidas convocou a primeira Conferência para os Oceanos destinada a reverter o declínio na conservação dos oceanos.

O “chamado para ação” da conferência recebeu mais de 1400 comprometimentos feitos por governos e muitas organizações e comunidades que suportam a conquista das metas da SDG14 (Vida embaixo d’água), e o Instituto GDM estava presente.

Cartaz da campanha Vida embaixo d’água.

A campanha UNDP 2018 Ocean Action Campaign, tem a finalidade de impulsionar a implementação da Meta de Desenvolvimento Sustentável 14: Vida embaixo d’água (Sustainable Development Goal 14: LIFE BELOW WATER) que compreende:

14.1 Reduzir a poluição marinha
14.2 Proteger e Restaurar Ecossistemas
14.3 Reduzir a acidificação dos oceanos
14.4 Pesca sustentável
14.5 Conservar áreas marinhas e costeiras
14.6 Acabar com os subsídios que contribuem para sobrepesca
14.7 Aumentar os benefícios econômicos do uso sustentável dos recursos marinhos
14.A Aumentar o conhecimento científico, pesquisa e tecnologia para a conservação dos oceanos
14.B Suportar pequenos pescadores
14.C Implementar e impor uma lei internacional do mar

O Instituto GDM Guardiãs do Mar levou formadores de opinião, shapers, surfistas e atletas profissionais em diversos lugares litorâneos este ano desenvolvendo este trabalho de conscientização na quarta etapa da WSL em Saquarema, no Rio de Janeiro e pretendemos com este convite realizar ações mensais em todo o Brasil com o apoio dos nossos colaboradores, mídia partners para chamar mais voluntários, empresas e amigos neste trabalho socioambiental tão importante para toda a humanidade.

Sobre o Instituto GDM O Instituto Guardiãs do Mar Águas e Direitos é uma instituição sem fins lucrativos focadas em gerar acessibilidade, oportunidade e empoderamento com ferramentas naturais de incentivo com elementos altruístas, construtivistas e inovadores para favorecer os direitos humanos e o meio ambiente.