Surfistas vencem batalha

Depois de inúmeros protestos, companhia norueguesa Equinor desiste de explorar petróleo na Grande Baía Australiana.

0
Surfistas lideram protesto contra exploração de petróleo no sul da Austrália.

Depois de anos de protestos que envolveram surfistas, ativistas e ambientalistas, a companhia norueguesa Equinor desistiu de iniciar a exploração de petróleo na Grande Baía Australiana (Great Australian Bight, em inglês).

A informação foi divulgada na última terça-feira (25) pela própria empresa, que alegou que o projeto não era “comercialmente competitivo”.

Atletas como Julian Wilson, Mick Fanning, Stephanie Gilmore, Joel Parkinson e Wayne Lynch chegaram a reforçar o coro contra a retirada de petróleo na preservada região do litoral sul australiano.

Outros nomes envolvidos nos protestos como o jornalista Sean Doherty e o shaper Maurice Cole contestaram a alegação da empresa, dizendo que ela nunca admitiria que a retirada do projeto foi por causa da reação da comunidade, pois isso poderia inspirar protestos semelhantes em outros lugares onde a companhia atua.

Produzido por Alec Walsh no final de 2019, o curta Fight for The Bight trouxe a luta da comunidade do surfe pela preservação da Grande Baía Australiana. Confira na íntegra abaixo: