Tempestade Perfeita

Sucesso do Brasil vira filme

Documentário conta como os surfistas brasileiros chegaram ao topo da modalidade no mundo.

Gabriel Medina Billabong Pipe Masters 2014, Pipeline, Hawaii.

YouTube video player

Longboard, free surf, Circuito Mundial, big riders… Como o surfe brasileiro chegou ao patamar de melhor do mundo? Toda essa trajetória é retratada pelo diretor Gustavo Malheiros em seu documentário Tempestade Perfeita.

O filme estará disponível na próxima sexta-feira (17) para compra e aluguel, nas plataformas Claro Now, iTunes | Apple TV, Google Play, YouTube Filmes e Vivo Play, com distribuição da Sofa Digital.

Com narração de Evandro Mesquita, preciosas imagens de arquivo das primeiras etapas do Circuito Mundial no Brasil e depoimentos exclusivos de Gabriel Medina, Filipe Toledo, Adriano de Souza e muitos outros ídolos nacionais do esporte, Tempestade Perfeita conta a história e o processo de transformação do surfe nacional. Entre 2014 e 2021, atletas brasileiros foram campeões mundiais em 5 ocasiões (2014, 2015, 2018, 2019, 2021).

Baseado no livro homônimo, também de Gustavo Malheiros, lançado em 2017, o documentário reúne registros de grandes nomes do surf de todas as épocas. “’Tempestade Perfeita’ é sobre o momento histórico que estamos vivendo, sobre os surfistas que conheci em minhas viagens pelo mundo e as histórias de superação desses atletas impressionantes”, comenta o diretor.

Ao longo dos anos, Malheiros documentou e reuniu a evolução e o domínio do surfe brasileiro no cenário internacional. As imagens foram gravadas em temporadas no Havaí, Califórnia, Rio de Janeiro, Austrália, França, África do Sul e Portugal. “O filme começou por causa de Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Adriano de Souza, Filipe Toledo – o surfe deles transcendeu a água”, completa ele.

O projeto do filme iniciou-se com as fotos presentes no livro do diretor, que reúne registros em diferentes continentes e foi inspirado no primeiro campeonato mundial do CT vencido por um brasileiro, Gabriel Medina, em Pipeline. O diretor estava assistindo à final ao lado de Kelly Slater, Mick Fanning, Jadson André e Tom Carroll. “Chegamos ao North Shore de Oahu para assistir ao Pipe Masters Pro e a praia foi invadida por brasileiros. Eu não sabia se pulava ou tirava fotos, acho que fiz os dois. Posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que senti a mesma felicidade quando o Brasil venceu a Copa do Mundo de 2002”, conta Malheiros.

Exit mobile version