Libéria

O nascimento de uma nação

Desde 2003, comunidade de surfistas de Robertsport não para de crescer no país africano da Libéria.

Libéria

Libéria

Apesar de ser um esporte menos desenvolvido no continente africano do que em outras partes do mundo, a história do surfe na África é antiga, e o primeiro registo, em Gana, chega a preceder o registo mais antigo do Havaí, universalmente reconhecido como berço do surfe.

Hoje, essa história alastra-se para a Libéria, a mais antiga república da África. Foi um país destruído por guerra civil, e assim que ainda vive no imaginário do Ocidente, mas em 2003, com o final da guerra, algo aconteceu na cidade de Robersport que começou a mudar o seu rumo.

Alguns surfistas americanos foram surfar na cidade e passaram o seu conhecimento a Alfred Lomax, que se tornou no primeiro surfista liberiano. Lomax, por sua vez, ensinou o esporte para vários locais, e assim começou a se formar uma comunidade.

Um dos aprendizes de Lomax foi Philip Banini, que hoje exibe na sua pousada uma placa com as palavras “when nothing goes right, surf a left”, em referência às esquerdas que se podem surfar em Robertsport. A cidade é agora um dos três destinos de surfe do país, ao lado da capital Monrovia e Harper.

O canadiano Kent Bubbs, que se mudou para a Libéria há 15 anos, explicou à CNN que o crescimento da comunidade surfista na cidade é visível. “A cada ano, há cada vez mais surfistas”, disse. “Os garotos que começaram a surfar agora estão tendo filhos, e os filhos estão surfando. Às vezes, vemos vários membros da mesma família surfando juntos”.

A Libéria conta com um campeonato nacional, organizado pelo Robertsport’s Surf Club em colaboração com a ONG Universal Outreach Foundation, fundada por Kent Bubbs e Landis Wyatt, também do Canadá.

“O surfe transformou-se numa atividade em que os jovens podem se divertir na companhia dos amigos, competir, expressar-se e ultrapassar os desafios ao lado de pessoas com os mesmos interesses”, explica Bubbs.

Irene George ganhou a alcunha de Borboleta porque surfa como se estivesse voando sobre as ondas, mas esse não é o único aspecto que chama a atenção. Irene é além disso a única surfista mulher de Robertsport, e a atual campeã nacional na categoria feminina. A surfista fez uma pausa no esporte para apostar nos estudos, e agora está de volta ao mar e pretende continuar a voar.

Irene quer inspirar outras mulheres a surfar, mas sabe que o caminho é longo. A comunidade surfista está crescendo, mas o surfe ainda é novidade, e muitas pessoas não sabem nadar, explica ela. O seu plano é abrir uma escola de surfe e natação chamada Liberian Future Surf School.

O surto de ebola em 2014 e, mais recentemente, a covid-19, representaram grandes entraves para a economia na Libéria, mas Philip Banini prevê um futuro mais brilhante, com o turismo de surfe contribuindo para o crescimento económico de Robertsport.

Atualmente, a economia da cidade concentra-se na pesca, mas a crescente vinda de turistas oferece outras possibilidades, o que faz com que a economia e a comunidade continuem em crescimento. O Robertsport’s Surf Club terá em breve um espaço próprio onde pretende providenciar aulas de surfe e alojamento. “Quero que saibam na Libéria que existe um esporte chamado surfe, e que muitos liberianos já praticam”, afirma Banini.

Fonte CNN

 

Exit mobile version