Surfe e mergulho no paraíso

Ricardo Taveira explora as ondas e o mergulho em passagem por Fiji e Nova Caledônia.

0

Recentemente fiz uma viagem ao Pacífico Sul para ministrar o curso de apneia e sobrevivência para o surfe. O destino foi a Nova Caledônia, lugar extremamente bonito, com altas ondas ondas e excelente mergulho.

Lá existe uma das barreiras de corais mais longas e ricas em vida marinha do mundo. Para chegar à Nova Caledônia do Havaí existem três opções de rotas: Fiji, Austrália e Nova Zelândia. Escolhi Fiji, já que era uma sonho poder surfar Cloudbreak.

No total foi um mês de viagem, em que surfei ondas incríveis nos dois lugares, fiz ótimos mergulhos e pude ministrar o curso de apneia que tenho focado tanto nos últimos anos em um lugar exótico como a Nova Caledônia.

A ideia partiu por meio de um aluno que fez o curso aqui no Havaí. Durante o treinamento, conversamos sobre levar o curso para lá, mas o que concretizou mesmo o projeto foi quando esse mesmo surfista ganhou um campeonato de ondas grandes para convidados e atribuiu o feito ao curso, pois o levou a um nível superior de consciência e tranquilidade mental.

O curso de três dias foi organizado pela associação de surfe caledoniense e no total 16 surfistas participaram. Foi muito gratificante levar o conhecimento da apneia e também da segurança no mar que aprendemos aqui no Havaí para lugares onde o surfe está se desenvolvendo muito rápido. Fui recebido extremamente bem, com direto a inúmeras sessões com a galera local que tem todo um esquema preparado para as expedições de surfe.

Digo expedições porque para poder surfar lá tem que ter barco. As ondas só quebram nas passagens da barreira de coral que fica a 27 quilômetros da costa. Entre a ilha principal conhecida como “Grande Terre” e a barreira de coral está a maior lagoa de água salgada do mundo, e ali o mergulho é impressionante.

A Nova Caledônia é território francês e tudo é importado da França. A capital é Noumea, um lugar extremamente charmoso e elegante, rodeado de paisagens naturais incríveis. O custo de vida é caro, mas a organização e o respeito das pessoas é algo exemplar. Eles têm a segunda maior barreira de coral do mundo, só perdendo para a Austrália, que fica exatamente do outro lado do mar conhecido como Coral Sea (Mar dos Corais).

A barreira de coral inteira faz parte da UNESCO desde 2008. As ondas são tubulares e quebram em recifes rasos e afiados, já que os corais são vivos. O quadrante principal das ondulações é do sul e recebe os mesmos swells que vão para Fiji, mas com pouco menos intensidade. Eu realmente amei esse lugar e já estamos programando um segundo curso para o próximo ano.

As datas e locais dos próximos cursos de apneia e sobrevivência para o surf são:

Oahu, Havaí – Setembro
Guarujá, Brasil – Setembro/Outubro
Pichilemu e Iquique, Chile – Outubro
California, EUA – Outubro/Novembro

Para mais informações, acesse o site Hawaii Eco Divers.

Ricardo Taveira é surfista, mergulhador profissional, instrutor de apneia e proprietário da Hawaii Eco Divers & Surf Adventures, empresa de mergulho, surfe e ecoturismo no North Shore de Oahu. A Hawaii Eco Divers oferece serviços de viagem completo, incluindo acomodações, transporte, atividades turísticas e total assistência aos brasileiros que pretendem viajar ao Havaí. Ela também oferece pacotes de viagem personalizados e tem parceria com a melhores agências de viagem surfe e mergulho do Brasil.