Tuco Arruda

Primeira vez no Havaí

Tuco Arruda eleva o nível em sua estreia nas ondas e pistas de skate do North Shore de Oahu.

0

Tuco Arruda 15, é um dos principais representantes do movimento surfe/skate moderno do Brasil. Como atleta de skate, venceu algumas competições a nível nacional nas categorias Iniciante e Mirim. Como surfista, vem buscando as melhores ondas do mundo desde pequeno na companhia do pai, o surfista profissional, shaper e treinador Guga Arruda.

Anualmente, Tuco costuma frequentar as ondas e pistas da Indonésia e Califórnia (EUA), além do Rio Tavares, em Floripa (SC), onde mora. Mas nesta temporada finalmente chegou a hora de conhecer as ondas havaianas, obrigatórias para todos que pretendem levar o surfe ao nível profissional.

Começando pelo skate, as pistas havaianas são de altíssimo padrão e muito bem frequentadas pelos skatistas e surfistas profissionais. “Foi uma surpresa encontrar no Banzai Skate Park, a principal pista do North Shore, profissionais das rodinhas como o campeão mundial Alex Sorgente, além de Chris Russel e Zion Wright”, conta Tuco.

“Ainda mais interessante foi vê-los dividindo a pista com a família Florence, tendo em vista que os três irmãos, John John, Ivan e Nathan, incluindo a mãe, são todos skatistas, além da família Fletcher que também frequenta o skate park”, relata o jovem atleta.

A cultura surf skate é evidente por lá, é coisa de família, até porque a pista fica do outro lado da estrada principal do North Shore de Oahu, a Kamehameha, logo em frente a Off-The-Wall. Você consegue ver as ondas do alto da rampa e intercalar os dois esportes sem pegar o carro, só atravessando a rua mesmo.

No surfe então nem se fala, todos os melhores surfistas do mundo estão por lá durante a temporada que vai de novembro a fevereiro. “Foi muito importante para o Tuco interagir e surfar com a molecada. Ryan Kainalo, Rodrigo Saldanha, Keone Roitman, Sol Gruendling e Bela Nalu Teixeira foram seus principais parceiros de surfe”, conta o pai Guga Arruda.

As ondas favoritas do atleta foram Rocky Point, para os aéreos reverses de backside, Off-The-Wall para tubos e rasgadas, e Haleiwa, para o surfe de linha. “Foram dois meses de muito surfe skate. Para finalizar, no caminho de casa, ainda rolou um swell de sul em Trestles para dois dias finais de surfe e aquela visita às melhores pistas da Califórnia”, completa Tuco.

Confira no vídeo acima os melhores momentos do boardrider nesta temporada. Para acompanhar a rotina de Tuco, siga o perfil @tucoarruda no Instagram.