Filipe Toledo lança filme

Filipe Toledo reúne as melhores viagens no filme Never Meant for Stillness.

0
Never Meant for Stillness resgata as melhores viagens de Filipe, sob um olhar mais artístico.

A pandemia de coronavírus adiou os campeonatos de surfe, mas não impediu que a criatividade de Filipe Toledo continuasse ativa. Ao lado do filmmaker Bruno Baroni, que o acompanha há seis anos no Tour, ele teve tempo para criar o filme ‘Never Meant for Stillness’.

O curta resgata as melhores viagens de Filipe, sob um olhar mais artístico, e será lançado no canal oficial do surfista no YouTube nesta sexta-feira (4). Nesta quarta-feira (2), às 18 horas, o atleta fará uma live em sua conta do Instagram (@filipetoledo) para falar de sua mais nova produção.

O curta-metragem tem a direção de Victor Rodrigues, que trouxe uma nova perspectiva para os já tradicionais filmes. Nasce inspirado em projetos como “The Drifter” e “Sipping Jetstreams”, de Taylor Steele, que captam e observam a realidade do surfe em linguagem poética e reflexiva.

Baseado na busca de viver o surfe de outra maneira mais profunda e focado na sua jornada pelo título mundial, Filipe conduz o espectador em uma viagem por lugares únicos. ‘Never Meant for Stillness’, que significa ‘Nunca destinado para ficar estático’, é uma viagem fotográfica das trips dos últimos anos pelo olhar de Bruno Baroni, focada no surfe, nos picos explorados e como eles influenciam na vida de um surfista de elite como o Filipe.

São 8 minutos e 45 segundos de imagens coletadas nos últimos anos, com locações em vários países com principais cenários o Taiti, a Indonésia e o Havaí, explorando ondas e interagindo com as especificidades das culturas locais, que envolvem surfe e tradições a serem descobertas ao redor da busca pelo topo do mundo. “Com tudo que está acontecendo no mundo, a gente teve bastante tempo para pensar e organizar algumas das melhores imagens que temos”, destaca Filipe.

“Estávamos acostumados a fazer vídeos de ação, surfe e música. Esse filme trouxe um pouco mais da beleza dos lugares, da essência do surfe, o que representa, a raiz, a paixão, a felicidade, a sensação de estar dentro do mar, que todo surfista tem”, argumenta o Top 4 do Championship Tour (CT) 2019.

Curta-metragem traz uma nova perspectiva para os já tradicionais filmes.

Ele também elogia o reforço de Victor na direção artística da produção. “Veio somar muito para que esse filme tivesse grandes detalhes. Fico feliz em poder trazer isso para a galera, ainda mais em tempos como esse, que a gente possa trazer felicidade”, complementa. “O projeto mostra ao público o mundo de possibilidades em busca de inovação e autoconhecimento que reflete uma viagem para um novo horizonte”, relata Victor. “E se você gosta de surfe, vai gostar disso”, enfatiza.

Baroni destaca que o objetivo também é passar uma mensagem positiva, de esperança e autoconhecimento do momento atual. “Agora que o futuro é muito incerto e motivar as pessoas a viver cada momento com presença e intensidade”, afirma. “Uma vida de viagens supera nosso impulso de permanecer no mesmo lugar e, por desejo ou necessidade, nos move e nunca nos mantém parados”, reforça Victor.

“Para ser sincero, eu nem acredito até agora ter sido convidado pelo Baroni para criar esse projeto com ele e o Filipe. Tem sido inacreditável e uma experiência muito especial. Cada um tem um modo de pensar, pontos de vista e habilidades diferentes e todos dispostos a somar”, comenta o diretor.

Segundo ele, nenhuma mensagem representa tanto Filipe como o filme, que fala muito sobre se manter sempre em movimento e essa necessidade de ser autêntico, presente e intenso para impactar em cada momento de forma especial.

“Tentamos traduzir essa intensidade na fotografia e com o sound design, criando essas texturas de personalidade que traduzem muito sobre o estilo dessa lenda do surf mundial. Vou ser sempre muito grato ao Bruno, ao Filipe e a toda equipe por esse presente”, completa.

Ficha técnica Filipe Toledo – Never Meant For Stillness

Estrelando – Filipe Toledo
Direção – Bruno Baroni e Victor Rodrigues
Trilha Sonora – Seasons & Starlight – Vanilla Gorilla
Sound Design – Mais 55 Audio e Ferri Action
Narrativa – Rich Henrich
Imagens – Bruno Baroni
Imagens adicionais – Erick Proost e Ricardo Toledo
Edição – Victor Rodrigues
Patrocínio – Hurley, Oi, Oakley, Monster, Corona, Jeep, GoPro, Sharpeye, Sunbum, FCS e Smoothstar
Agradecimentos – Ricardo Toledo, Luiz Henrique Pinga Campos, Michael Reagan, Fábio Maradei e Icaro Rodrigues