Temporada de 2019

Filipe revela depressão

"Estava em um lugar escuro. Não queria mais surfar, não tinha mais gás para competir", revela Filipe Toledo sobre sua saúde mental em 2019.

0

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por World Surf League (@wsl)

Enquanto Italo Ferreira e Gabriel Medina faziam dobradinha no topo no Circuito Mundial da WSL em 2019, Filipe Toledo viveu naquela temporada um dos momentos mais difíceis de sua carreira no Tour. Embora também tenha conquistado uma boa colocação no ranking (4º), Filipinho teve que lutar contra adversidades que afetaram a sua performance no esporte.

Em recente participação na série Make or Break, produzida pela WSL, Toledo revela que enfrentou sérios problemas em sua vida pessoal em 2019. Com a saúde mental afetada, o atleta conta que sentia-se em um “lugar escuro” e não tinha mais gás para competir.

“Eu não estava feliz. Estava lidando com algo que poderia chamar de depressão, mas nunca fui diagnosticado. Estava realmente em um lugar escuro. Não queria mais surfar, não tinha mais gás para competir. Foi muito difícil para mim”, revela Filipe.

Embora ainda conseguisse bons resultados nas etapas do Tour, o atleta garante que o estado de sua saúde mental afetou de forma negativa seus resultados durante esta fase da carreira.

“Muitas coisas difíceis aconteceram na vida pessoal. Foi um ano muito difícil profissionalmente, eu não estava sendo 100% como um surfista profissional. Então eu também não conseguia ser 100% como pai, marido ou filho. Eu estava caindo em todas as áreas da minha vida”, conta Filipe.

Filipinho diz ainda que a sua esposa Ananda ofereceu um grande suporte para ele conseguir superar o momento difícil, além da ajuda da família e amigos. “A princípio eu não conversava sobre isso com ninguém, mas comecei a falar com a Ananda. E ela esteve ao meu lado, me ajudou muito”.

Atual vice-campeão mundial, Filipe Toledo defende a liderança do Ranking do Circuito Mundial na próxima etapa do CT, em G- Land, na Indonésia, a partir do próximo dia 28 de maio.

O conteúdo está disponível no quinto episódio da série Make or Break, pelo serviço de streaming Apple TV+. Acompanhe aqui no Waves todas as novidades sobre o Tour.