Minhoca-surfista

Slater nomeia espécie

Cientista brasileiro batiza espécie de minhoca com o nome de Saccocirrus slateri em homenagem ao 11 vezes campeão mundial.

“Minhoca-surfista” aproveita o movimento das ondas utilizando o grão de areia como uma espécie de prancha para se locomover pela praia.

O oceanógrafo brasileiro Maikon Di Domenico resolveu homenagear o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater ao colocar o nome científico de Saccocirrus slateri em uma espécie de minhoca que vive em praias arenosas.

A “minhoca-surfista” foi descoberta durante uma pesquisa científica em Lanzarote, Ilhas Canárias, Espanha.

A espécie aproveita a ação das ondas para se locomover pela praia. Com o movimento do mar, ela adere ao grão de areia e vai deslizando para cima e para baixo ao longo de seu percurso.

“É como se surfassem pela praia utilizando o grão de areia como prancha”, descreve Domenico, que trabalha como professor no Centro de Estudos do Mar da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Apesar de pequenas, as minhocas-surfistas são ecologicamente importantes, pois desempenham um papel relevante nos processos de sedimentação da praia. Além disso, também servem de alimento para outros animais maiores.

Kelly Slater curtiu o post de Maikon Di Domenico no Instagram e se disse lisonjeado pela homenagem.

Exit mobile version