Saquarema em alta

Comissão aprova Projeto de Lei que confere à cidade de Saquarema (RJ) o título de Capital Nacional do Surfe.

0
Comissão aprova Projeto de Lei que confere à cidade de Saquarema (RJ) o título de Capital Nacional do Surfe.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou, no último dia 18 de fevereiro, o Projeto de Lei (PL) 2.173/2019, que confere à cidade de Saquarema (RJ) o título de Capital Nacional do Surfe. O texto segue agora para o Plenário.

O autor, deputado Lourival Gomes (PSL-RJ), explica a importância do município para a história do esporte. Ele lembra que uma lei estadual já conferiu o título de Capital Estadual do Surfe a Saquarema, que fica a 100 km de distância da capital Rio de Janeiro.

O relator, senador Zequinha Marinho (PSC-PA), foi favorável, “pelo reconhecimento da importância da cidade nos contextos local, regional e nacional desta prática [surfe]”.

“Pelas condições geográficas favoráveis à prática do surfe, a cidade começou a ganhar destaque na mídia nacional. Durante os anos 1970, recebeu o título de Maracanã do Surfe e passou a sediar festivais nacionais. Em 2017, Saquarema recebeu a etapa brasileira do campeonato mundial de surfe, ocasião em que foi conferido ao município o título de Capital Estadual do Surfe”, destaca o relator.

Fonte: Agência Senado