Resgate no Pacífico

Três homens são resgatados de ilha remota do Pacífico depois de escreverem sinal de 'SOS' na areia.

0
Reprodução / Associated Press
Com origem no código Morse, SOS é um sinal de socorro reconhecido internacionalmente.

Três homens foram resgatados de uma pequena ilha do Pacífico depois de escreverem um gigante sinal de SOS na areia e que foi visto de cima, de acordo com a rede de notícias Associated Press.

Os homens estavam desaparecidos no arquipélago da Micronésia por quase três dias, quando o sinal de socorro foi detectado por pesquisadores de aeronaves australianas e norte-americanas na desabitada ilha de Pikelot no último domingo (2).

Aparentemente, os homens partiram do atol de Pulawat em um barco de 9 metros em 30 de julho e pretendiam viajar cerca de 43 quilômetros até o atol de Pulap, quando saíram do curso e ficaram sem combustível.

Pesquisadores do território norte-americano de Guam pediram ajuda australiana. O navio militar Canberra, que retornava à Austrália de exercícios no Havaí, desviou-se para a área e uniu forças com a equipe. Os homens foram encontrados a cerca de 189 km de onde haviam saído.

“Estou orgulhoso da resposta e do profissionalismo de todos a bordo, pois cumprimos nossa obrigação de contribuir para a segurança da vida no mar, onde quer que estejamos no mundo”, disse o comandante do Canberra, capitão Terry Morrison, em comunicado.

Os homens foram encontrados em boas condições, e um helicóptero militar australiano conseguiu pousar na praia para fornecer comida e água. Um navio-patrulha da Micronésia foi o responsável pelo resgate.