Pesca da tainha

Imbituba renova acordo

Associação de Imbituba (SC) divulga as regras para o surfe durante a temporada de pesca da tainha no município.

Imbituba Surf Tour, praia da Vila, Imbituba (SC).

Praia da Vila será liberada nos dias de ondas grandes.Manoel Rene
Praia da Vila será liberada nos dias de ondas grandes.

A Associação de Surf de Imbituba (ASI) renovou o acordo com os pescadores em reunião sobre a temporada da tainha, que começou na última sexta-feira (1º) e vai até o final de julho em todo o litoral de Santa Catarina.

Ficou definido que cada praia de Imbituba receberá uma placa informativa sobre a temporada de pesca, com sistema de bandeiras, e a recomendação para que um representante de ambos os lados se responsabilize pelo controle das mesmas.

“Tivemos uma reunião bem agradável e definimos os pontos de bandeiramento”, diz Reginaldo Marques, da Associação de Pescadores da Barrinha e Praia da Vila. “Quando o mar estiver manso, a bandeira branca será hasteada e o surfe estará proibido. Mas, como todos sabem, a praia da Vila é um lugar de ondas grandes, aí a bandeira azul entra e o surfe será liberado”, complementa.

Sobre as outras praias de Imbituba, Reginaldo também se manifestou, “Na Barra de Ibiraquera, eu soube que a bandeira branca fica hasteada direto, e a proibição é permanente”, relata.

Já na vizinha Praia do Rosa, em Imbituba, está liberado o surfe no canto Norte em um raio de 250 metros do costão. Já o canto Sul terá o esquema de bandeiras. Se a bandeira vermelha estiver hasteada, é proibido surfar. Caso esteja baixa, está liberada a prática do surfe.

Confira a nota da ASI:

A Associação de Surf de Imbituba realizou na semana passada uma reunião junto a Associação de Pescadores da Barrinha da Praia da Vila, mantendo as mesmas regras que temos na cidade há alguns anos, sistema de bandeira. Começa a partir de 1º de maio a temporada de pesca da tainha.

Todas as praias de Imbituba terão o sistema de bandeiras, ou seja, um sistema que será controlado por um pescador, escolhido pela associação dos pescadores, e um surfista, escolhido pela associação de surfe, em cada point onde haja bandeira. Fique atento às bandeiras e as regras, se não tiver nada pergunte antes de entrar na água, fale com as associações locais.

Foi conversado com todas as associações locais de Imbituba e cada uma ficou de conversar com os pescadores de sua praia para chegar no melhor acordo pra todos. As regras estarão nas placas junto as bandeiras, respeite as bandeiras e o acordo, pois ambos precisam entender as necessidades da pesca e do surfe.

Exit mobile version