Ibrasurf finaliza curso

Em meio à pandemia, Ibrasurf realiza com sucesso curso à distância de formação e atualização de instrutores de surfe e SUP.

0
22ª edição do Curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surf e SUP foi realizada online por causa da pandemia.

O ano de 2020 está sendo desafiador. Pandemia, lockdown, crise econômica e política são alguns dos temas que dominam o noticiário. Até o surfe vem sofrendo com eventos cancelados e incertezas. O próprio Championship Tour, maior evento profissional da modalidade, não vai coroar um campeão neste ano.

Mas, quando falamos sobre aulas de surfe, o panorama já é diferente. A pandemia gerou uma mudança no comportamento das pessoas, que foram em busca de mais saúde e qualidade de vida. Muitos, inclusive, se mudaram para o litoral nesta quarentena.

Prova disso foi a grande procura pelos cursos do Ibrasurf (Instituto Brasileiro de Surf), promovidos neste mês de novembro em parceria com a ISA (International Surfing Association) e a Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático).

“Pela primeira vez em 22 anos de curso realizamos as edições online, e foi um grande sucesso! Esse formato possibilitou a participação de mais pessoas de longe, que não conseguiriam participar das versões presenciais. Foi uma experiência nova e também muito positiva. E com isso já estamos planejando as próximas edições online e também um encontro presencial no primeiro semestre de 2021”, comenta Ale Zeni, presidente do Ibrasurf.

Fundador do SID (Surf Injury Data), Marcelo Baboghluian foi novamente um dos palestrantes. Foto arquivo:

Depois de estudar as principais referências em diversas praias do mundo, Ale Zeni criou o curso de Formação e Atualização de Instrutores de Surf e SUP, que neste ano chegou a sua 22ª edição. Com um conteúdo atual e abrangente, o curso ainda ofereceu um bate-papo com renomados experts do assunto como Robson Careca, Marcelo Baboghluian e David Szpilman.

O surfista adaptado Robson Careca trouxe o ponto de vista de PcD (Pessoa com Deficiência) em relação à forma de ensinar e como trabalhar com este público; Marcelo Baboghluian, médico de surfistas profissionais, aplicou o conceito do ótimo desempenho, analisando quais áreas de um atleta devem ser trabalhadas para alcançar sua melhor versão.

Já o Dr. David Szpilman, diretor médico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e referência internacional em salvamento aquático, trouxe a proposta de reduzir o número de incidentes aquáticos no surfe.

Idealizador do curso, Ale Zeni já planeja novas edições para 2021.

Com as participações especiais de Eduardo “Alemão” da Silveira e Rodrigo “Negro” Arriagada, o curso ainda abordou temas como gestão de escolas, finanças e administração, legislação esportiva e mercado. Além disso, trouxe um panorama geral e atual das modalidades.

“Estou sempre buscando me tornar um bom profissional, e o curso do Ibrasurf me ajuda muito nisso por trazer as novidades das modalidades e reforçar o que já se conhece. Por isso que já é o terceiro ano que participo”, comenta Jefferson Brasileiro, instrutor de surfe e SUP, que foi presenteado pela organização com uma prancha de surfe da Maré.

Mesmo com o mais completo curso para instrutores de surfe e SUP do Brasil, o Ibrasurf também é o responsável por oferecer, desde 2018, os cursos internacionais da ISA no idioma português, além do curso Surf Salva Pro da Sobrasa, que reforça a importância da prevenção e segurança no ambiente aquático.

Para saber mais sobre os cursos, acesse o site Ibrasurf ou envie mensagem para o e-mail [email protected].