Pampa Barrels Day

Gaúchos encaram desafio

Pampa Barrels Day reúne a nata do surfe gaúcho em evento emocionante no Passo de Torres (SC).

0

No dia 30 de setembro, o DaDo Bier Pampa Barrels Day reuniu a nata do surfe gaúcho em um evento épico nos molhes do Passo de Torres (SC).

A comissão organizadora e técnica do evento, além de oferecer uma grande estrutura aos atletas, escolheu um dia com ondas dignas e foi dona de um julgamento impecável, chefiado pelo head judge e surfista profissional Stéfano Dornelles.

Em algumas baterias, Stéfano ainda teve o auxílio do irmão e legend Rodrigo “Pedra” Dornelles, ex-Top do CT, que trouxe ainda mais conceito na análise dos melhores tubos, manobras e vacas de cada categoria. Os registros ficaram por conta dos mestres Alexandre Menezes e Luciano Sombrio, da Torrica Photosurf Club.

Abrindo o dia, às 9 horas da manhã, foi realizado uma bela prática de yoga com a professora Bruna Meletti. Na sequência, rolou a ação de limpeza da praia em parceria com a ONG Onda Limpa. Às 11 horas, como previa o cronograma, foi pra água a primeira bateria do dia, a Local.

Com ondas “buraco” e regulares de até 2 metros, mesmo não sendo a ondulação e vento ideal, o meio do rio mostrou sua força e potencial, desafiando o limite de todos. Quem se sobressaiu entre os locais foi Jonathan Lutz, premiado duas vezes por sua atitude e comprometimento, levando a Pior Vaca e a Melhor Performance – como não teve nenhum tubo surfado durante os 40 minutos de bateria, a melhor performance foi premiada.

Campeão brasileiro de SUP e morando há anos na beira da praia do Passo, Luis Saraiva usou toda sua experiência e power surf para levar a Melhor Manobra. Além deles, os locais Gabriel Peixe e Amaurilio Kjellin apresentaram um surfe bastante polido e consistente, mas, memorável mesmo foi a vaca, a pior de todo o evento, sofrida pelo “Alemão Doido” Jonathan Lutz, ao tentar completar um drop negativo em uma craca no meio do rio.

Na sequência, entrou na água a categoria bodyboard com alguns dos melhores atletas do estado na disputa. Liderando desde o início com um belo ARS, Ivan Ramos faturou a Melhor Manobra. O Melhor Tubo ficou com Bernardo Tazoniero e, representando a mulherada em meio aos homens, a Pior Vaca foi heroicamente sofrida pela destemida Clarissa Grazziotin que, inclusive, competiu recuperando-se de uma pneumonia.

Seguindo o espetáculo de surfe e superação, a bateria Feminino deixou todos de boca aberta, pois as jovens Clara Figueiró, Maria Gabriela, Yasmin Dias e Louize Paz não se intimidaram com a pressão do mar. Destaque para a pequenina e talentosa Clara Figueiró, que levou a Melhor Performance ao mostrar muita disposição nas inúmeras ondas que surfou.

Confirmando o favoritismo, Yasmin Dias mandou a Melhor Manobra, e Louize Paz acabou levando o prêmio de “Pior Vaca”, mas que na verdade foi oferecido por seu mega drop, já que as meninas estavam bem ligadas e não tivemos nenhuma vaca considerável na bateria, uma verdadeira proeza.

Após as gurias, foi a vez da molecada mostrar o seu valor. E que valor! Todos os atletas Sub 16 se jogaram na potente rebentação do Meio do Rio Mampituba, com destaque para o pequeno e corajoso Victor Midon, o mais jovem entre os competidores da categoria, que levou a Pior Vaca.

Mostrando um surfe de linha impecável, Kaique Garcia garantiu a Melhor Manobra ao completar uma batida numa junção de responsa. Até tivemos tentativas de tubo, como nenhum foi completo, o premiado com a Melhor Performance foi o local de Imbé Gabriel Behm, que surfou várias ondas boas durante toda bateria. Sem dúvidas, entrar naquele mar com séries brutas de até 2 metros, foi memorável para a maioria dos garotos ali presentes.

Penúltima bateria do dia, a Legends homenageou a turma dos 40, que, por sua vez, retribuiu a homenagem com 40 minutos de espetáculo de surfe e jovialidade. Lutando até o fim, o anfitrião da Moradas do Sol Nascente, Guto Ostjen, faturou a Pior Vaca após disputa épica com Márcio Midon.

Acumulando as duas melhores manobras da categoria, Marcelo Dietrich abusou das junções para levar a Melhor Manobra. E pra festa da galera local, o filho da praia Flavio Zaca foi condecorado como a Melhor Performance, após jogar água para todos os lados com suas precisas rasgadas de backside.

Fechando a competição com chave de ouro, uma bateria que mais parecia um campeonato da WSL, tamanho o nível técnico apresentado na Pro/Am. Não era pra menos, entre outros importantes nomes do surf gaúcho, tivemos a honrosa presença do maior surfista da história do Rio Grande do Sul, Rodrigo “Pedra” Dornelles.

Executando uma batida perfeita, com muito estilo e power, Pedra Dornelles mostrou que, aos 44 anos, ainda tem muita lenha pra queimar, sagrando-se campeão da Melhor Manobra.

A Pior Vaca ficou com o talentoso local de Tramandaí, Alessandro Silva, que surfou mais da metade da bateria apenas com duas quilhas, e se atirou de cabeça num buraco, após falhar na tentativa de um tubo.

Fechando as cortinas, só que não, Tiago Braga estava arrepiando muito e surfou dois tubos saindo pela “dog door”. Levou o Melhor Tubo, e por pouco não papa a Pior Vaca e Melhor Manobra também, foi o destaque absoluto nos 40 minutos!

Competição encerrada. Mas, o melhor ainda estava por vir… Segundos após soar a sirene anunciando o término da bateria Pro/Am, o local da praia da Guarita Jonas Brocca surfa aquele que foi considerado o Melhor Tubo do Dia, uma onda extraordinária que levou todos na praia à loucura, dignificando com glórias o nome do evento – Pampa Barrels DAY.

Antes da premiação, a turma curtiu um pouco das exposições dos artistas colaboradores do projeto, André Chiesa, Darcius Rosback, Jr. Lucas e Sarah Rocha, que depositaram seus talentos no desenvolvimento dos troféus oferecidos aos campeões do evento.

Coroando este dia épico, rolou ainda o lançamento em primeira mão do segundo episódio da série Irmãos do Mar, protagonizada por Pedra e sua nobre história, que foi uma maneira encontrada pelo Pampa Barrels de homenagear este grande ídolo do nosso esporte.

Após a emocionante exibição do Irmãos do Mar do Pedra, regado a muita Dado Bier, rolou um showzasso com a banda Torrica Hardcore, que, sem dúvida alguma, acendeu ainda mais a energia e vibe do surfe no coração de cada um que ali estava.

O Dado Bier Pampa Barrels Day foi apresentado pela Oric. Patrocínio: Luppiter Solares, Surf Trips Rz Turismo, Marivan Surf Shop e Proibt Wave. Apoio: Infinity Imobiliária Digital, SubWay Torres, Licenciar Consultoria Ambiental, Rise Up Wax, Onda Limpa, Sea Life Farmácia de Manipulação, Open Internet, Torrica Photosurf Club, Impresul, Welle Surf Team e Associação dos Surfistas do Passo de Torres. Incentivo Cultural: Pousada Moradas do Sol Nascente e Prefeitura Municipal do Passo de Torres (Secretaria dos Esportes). Realização: Dado Bier, Pampa Barrels e Kamali Art Design.