Descanse em paz

Surfe perde Greg Noll

Um dos mais corajosos surfistas de todos os tempos, norte-americano Greg Noll falece de causas naturais aos 84 anos.

0
Greg Noll no North Shore de Oahu, Havaí.John Severson
Greg Noll no North Shore de Oahu, Havaí.

“É com o coração partido que a família Noll anuncia a morte de nosso patriarca, Greg Noll. Greg morreu de causas naturais nesta segunda-feira, 28 de junho, aos 84 anos. Convidamos todos os nossos amigos e familiares para celebrar sua vida compartilhando este post e suas histórias, fotos e experiências através de sua plataforma preferida. Aloha. Família Noll”.

Essas foram as palavras escolhidas pelos familiares de Greg Noll e publicadas no perfil da Noll Surfboards no Instagram (@nollsurfboards) para informar que a lenda do surfe mundial partiu para surfar outros mares.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Noll Surfboards (@nollsurfboards)

Conhecido por “Da Bull” pela forma física e a maneira que atacava as ondas, Greg foi um pioneiro no surfe de ondas grandes dos Estados Unidos. Ele fez fama nos anos 50 e 60 com atitudes insanas, principalmente no Havaí.

Em 1957 o norte-americano surfou Waimea num dia de 25 a 30 pés, tamanho considerado até então “insurfável” até mesmo pelos locais. Greg também foi o primeiro a surfar o outside de Pipeline, conhecido como Banzai, em novembro de 1964. Outro fato marcante aconteceu no mês de dezembro de 1969, com uma atuação impressionante no pico de Makaha, que na ocasião funcionava com ondas muito grandes.

Greg também foi um shaper de mão cheia. Ele começou a fazer pranchas na década de 1950 e a Noll Surfboards segue ativa até os dias atuais. A lenda também fez parte da equipe de salva-vidas dos Estados Unidos, e levou o estilo dos longboarders de Malibu para a Austrália, no período dos Jogos Olímpicos de Melbourne, em 1956.

O Waves presta condolências aos amigos e familiares de Greg Noll, “Da Bull”.