Maré branca

Cocaína invade litoral francês

Polícia fecha praias do sudoeste francês depois que pacotes misteriosos de cocaína "extremamente pura" começaram a pipocar na região.

0
Autoridades dizem que a cocaína é extremamente pura e os pacotes estão marcados com as palavras ‘Diamante’ ou ‘Brillante’.

A polícia fechou várias praias no sudoeste da França nesta semana por causa dos misteriosos pacotes de cocaína que vêm aparecendo diariamente no litoral da região desde meados de outubro.

Autoridades dizem que a cocaína é extremamente pura, em cerca de 83%, e alertam as pessoas a não tocar nos pacotes. Já foram descobertos quase 900 kg da droga.

Na última segunda-feira (11), um garoto de 17 anos foi pego com 5 kg em Lacanau, pico clássico de surfe que fica perto da cidade de Bordeaux.

Meia dúzia de outras praias da região também foram fechadas, com a polícia revistando pessoas e carros em estacionamentos próximos. Um helicóptero da polícia foi acionado para vigiar mais de 125 quilômetros de praia.

Capbreton foi um dos locais fechados pelas autoridades francesas.Gaizka Iroz/AFP
Capbreton foi um dos locais fechados pelas autoridades francesas.

Uma mulher que deu o nome de Martine não notou que a praia de Porge estava fechada na última segunda-feira, quando os policiais disseram a ela e a um amigo para se retirarem.

“Quando nos viramos, vimos um pacote ao lado da água e alertamos a polícia”, contou Martine à agência AFP. Os oficiais calcularam que o pacote pesava cerca de 4 kg antes de selá-lo em um saco plástico.

“Seria tentador pegar, mas somos honestos”, completou Martine. Philippe Astruc, promotor da cidade de Rennes, oeste do país e de onde as autoridades coordenam as buscas, disse em comunicado que já foram recolhidos 872 kg.

Autoridades informaram ainda que as drogas já apareceram nas praias perto de Nantes até Biarritz, a mais de 500 km ao sul.

Região sudoeste francesa conta com uma grande variedade de beach breaks clássicos.

Investigadores franceses estão trabalhando com a colaboração de outros países da Europa, assim como com a Agência Antidrogas dos EUA. O objetivo é determinar por que as drogas estão desaparecendo.

“Existem várias hipóteses, mas no momento achamos que elas foram descartadas por um barco com problemas mecânicos ou durante uma tempestade”, disse Astruc.

O jornal local Sud-Ouest relatou no último fim de semana que alguns pacotes encontrados na praia de Arcachon, sudoeste de Bordeaux, estavam marcados com as palavras ‘Diamante’ ou ‘Brillante’.

Pacotes de cocaína marcados com as mesmas palavras também chegaram ao litoral da Flórida (EUA) durante a passagem do furacão Dorian, em setembro, informou o jornal.

Fonte AFP