Sustentabilidade

Bodyboards viram pranchas

Ingleses transformam pranchas de bodyboard que iriam para o lixo em pranchas de surfe sustentáveis.

0

Não é novidade pra ninguém que a indústria do surfe gera bastante lixo. A produção de uma única prancha pode gerar centenas de quilos de lixo tóxico. Por isso, várias empresas e cidadãos preocupados com o meio ambiente buscam soluções para reduzir o impacto ambiental do esporte.

No Reino Unido, os amigos Dominic Langdon (Natural Selection Surf Co) e Niall Jones (Benthos Surf Co) uniram forças para fazer uma prancha que aproveita vários tipos de resíduos. O bloco principal da prancha chamada de ‘The Daytime Robber’ é feito com a espuma de bodyboards baratos, descartados depois do verão europeu. As quilhas são feitas com redes de pesca recicladas, antes usadas no oceano Atlântico.

“Queríamos unir nossa sabedoria e criar algo inspirador nestes tempos estranhos. O Dom é shaper e eu designer de produtos sustentáveis. Comecei a trabalhar recentemente com o surfe”, diz Niall Jones em depoimento ao site Magic Seaweed.

O princípio de elaboração da prancha sustentável é parecido com o método convencional. A diferença básica é que eles utilizam o que antes iria para o lixo, para construirem o bloco de isopor. Depois disso, o shape é esculpido da maneira tradicional.

“A maioria das partes tinha praticamente a mesma qualidade, então foi até tranquilo shapear. Algumas áreas estavam um pouco danificadas, o que tornou as coisas um pouco mais desafiadoras. O reciclagem de bodyboard tem seus prós e contras, mas nunca imaginamos que seria perfeito e adaptamos o design à espuma quando necessário”, conta Dominic.

Fonte Magicseaweed