50 anos de shape

Documentário celebra o aniversário de 50 anos do pioneiro Lipe Dylong como fabricante de pranchas.

0

“E lá se vão 50 anos!”.

Com essa frase Lipe Dylong abre o mini documentário, realizado por Nuno Dias, em comemoração aos seus 50 anos como fabricante de pranchas.

Lipe começou cedo e, através de muita dedicação e simpatia, conseguiu apoio dos mais experientes shapers mundo afora, o que o ajudou a evoluir rápido e tornar-se um dos maiores fabricantes e incentivadores do esporte no Brasil.

O filme aborda os pontos mais importantes de sua trajetória como shaper. Como tudo começou, ainda garoto no Rio de Janeiro; seus parceiros e aliados ao longo do caminho; os primeiros anos bebendo direto da fonte no Havaí; sua participação no começo do circuito mundial, ainda nos anos 70; e o pioneirismo na indústria de surfe no Brasil no começo dos anos 80, com a renomada marca Energia.

Lipe Dylong ao lado de Larry Bertlemann nos anos 70: bebendo direto da fonte no Havaí.Arquivo Reinaldo Dragão
Lipe Dylong ao lado de Larry Bertlemann nos anos 70: bebendo direto da fonte no Havaí.

O vídeo conta com depoimentos de importantes personalidades como Randy Rarick, co-fundador do circuito mundial e da Tríplice Coroa Havaiana; Ed Searfoss, manager da Country Surfboards no Havaí e o renomado shaper Johnny Cabianca, fabricante das pranchas de Gabriel Medina.

Jornalistas consagrados como Rosaldo Cavalcanti, Ricardo Bocão e João Valente também deixam seus testemunhos.

Há também uma participação especial do surfista português Miguel Blanco, que conta como desenvolveu junto com Lipe a Killer Fish, modelo de sucesso que leva a sua assinatura.

Deixe-se levar pelo bom astral desse mini doc. e suas imagens exclusivas que ilustram essa bonita história de um sonho de miúdo que virou realidade.

Em expedição pelo litoral brasileiro nos seus antigos anos de surfe.

50 anos de shape

Direção, Edição e Filmagens: Nuno Dias
Imagens aquáticas: Eduardo Vento
Edição de Som: João Pedro Bailey
Imagens Adicionais: Justin Graham, Reinaldo Andrade, Crossas Films, Maldives Photographer, Jacques Nery, Bruno Barreto, Mucio Scorzelli e Fedoca Lima