Legado ambiental do Oi Rio Pro

World Surf League entrega 60 lixeiras produzidas com a reciclagem das lonas da comunicação visual utilizadas nas estruturas do Oi Rio Pro esse ano.

0

Em 2019, a World Surf League apresentou a campanha WSL PURE, se comprometendo em cumprir três metas nos seus eventos do Championship Tour (CT) e do Big Wave Tour, como a neutralização do carbono, eliminação de plásticos descartáveis e deixar as praias onde os melhores surfistas do mundo se apresentam, até mais limpas do que antes dos campeonatos.

Neste sábado, 27 de julho, a World Surf League, representada por Xandi Fontes, VP de Eventos da WSL Latin America, participou de uma cerimônia em Saquarema para fazer a entrega oficial do Relatório de Gestão de Resíduos e Gestão Ambiental do Oi Rio Pro 2019, que lotou a “Capital Nacional do Surf” esse ano, para a Prefeitura Municipal de Saquarema e representantes do Ministério Público Federal.

Outra ação foi a entrega de 60 lixeiras fabricadas com a reciclagem das lonas da comunicação visual nas estruturas do evento e outros resíduos sólidos coletados durante a etapa brasileira do World Surf League Championship Tour. Algumas já foram instaladas nas praias de Itaúna e da Barrinha, que receberam um grande público no Oi Rio Pro deste ano.

“Este ano, foi uma ótima sensação fazer o Oi Rio Pro sem utilizar plásticos descartáveis e encontramos uma solução sustentável para as lonas que precisaram ser usadas nas estruturas do evento, reciclando todo esse material para transformar em lixeiras públicas”, disse Xandi Fontes, vice-presidente de eventos da WSL Latin America. “No passado, essas lonas foram usadas para fazer mochilas, capas de livros, estojos, mas achamos essa ideia das lixeiras, uma maneira bem mais criativa para reutilizar esse material”.

Com a reciclagem do plástico das lonas utilizadas no Oi Rio Pro, também é possível produzir bancos, mesas e vários outros objetos para uso público. Xandi Fontes também falou sobre a iniciativa da World Surf League com a campanha WSL PURE em seus eventos: “Todos nós precisamos fazer a nossa parte como indivíduos, como cidadãos, mas quando uma liga esportiva inteira se compromete a ser um exemplo de sustentabilidade, nós sentimos que estamos todos indo na direção certa, coletivamente”.

Logo após a cerimônia realizada na sede da Associação de Surf de Saquarema, também na manhã do sábado aconteceu uma ação de limpeza com a comunidade local na praia da Barrinha, palco das finais do bicampeonato de Filipe Toledo nos últimos anos, em parceria com o Ministério Público Federal, Associação de Surf de Saquarema e a ONG Mar Sem Lixo.

Durante a semana do Oi Rio Pro, buscando deixar um legado positivo na cidade, foram realizadas várias atividades para alunos das escolas públicas de Saquarema, como palestras sobre sustentabilidade e preservação ambiental, ações de coleta do micro-lixo na praia e plantios de árvores nativas da “Cidade do Surf” da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

A cerimônia apresentando o resultado de todas as ações ambientais promovidas no Oi Rio Pro 2019, aconteceu na manhã do sábado na sede da Associação de Surf de Saquarema, reunindo autoridades locais, estaduais e federais, além de outras lideranças da comunidade local, para a entrega oficial das 60 lixeiras para a cidade de Saquarema.