Vila sedia decisão

Etapa final do Circuito Surf Talentos define os campeões catarinenses nos dias 1 e 2 de dezembro, na Praia da Vila, Imbituba (SC).

0
Manoel Rene
Praia da Vila é palco de mais um importante evento no litoral catarinense.

Nos dias 1 e 2 de dezembro, o Surf Talentos Oceano, apresentado pela Rede Mini Kalzone, fecha a temporada do Circuito Catarinense Amador com chave de ouro na praia da Vila, Imbituba (SC).

As categorias são Júnior, Mirim, Iniciantes, Infantil, Petiz, Feminino Open, Feminino Sub 12 e Feminino Sub 16. Como o evento pontuará também para o Circuito da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), serão adicionadas também as categorias Open, Master e Local.

A praia da Vila já sediou etapas do CT, QS, circuitos profissionais brasileiro e catarinense, além de campeonatos de ondas grandes. Como o foco do Surf Talentos Oceano é formar novos talentos e dar apoio total às futuras gerações, a pegada socioambiental se manterá forte, encabeçada pelo Projeto Keep The Ocean Blue.

O projeto visa contribuir para a formação cidadã destes atletas no que tange a conscientização e educação ambiental. Haverão as tradicionais atividades, como Gincana Consciente, Quiz das Redes Sociais, Ação na Escola, Exposições, jogos, limpeza de praia, neutralização das emissões de gases de efeito estufe, coleta seletiva, dentre outras.

Este é um Circuito com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) próprio, acompanhado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado (Biólogo, Pós Graduado em Gestão Ambiental).

Cartaz da etapa final do Circuito Oceano Surf Talentos 2018.

Durante a etapa do Mundial da ISA em outubro deste ano em Huntington Beach, Califórnia (EUA), a equipe do Projeto Keep The Ocean Blue pôde conhecer uma metodologia de limpeza de praia de país de primeiro mundo, onde eram disponibilizados os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e demais materiais necessários para as pessoas coletarem os resíduos voluntariamente.

A ideia é fomentar atitudes exemplares e tentar “importar” esta metodologia para testar no Brasil, dentro da filosofia do “Pague Seu Ingresso”, criada e defendida pelos membros do Keep The Ocean Blue.

Nesta edição, as ações socioambientais terão o reforço da Ecosurf (Núcleo de SC) e do Projeto de Monitoramento Mirim Costeiro, que são sediados no município e executam um maravilhoso trabalho na região, inclusive recebendo diversas premiações em âmbito nacional. Terão exposições, jogos, museus e uma ação de pesquisa sobre os micro-resíduos da areia da praia.

Na parte social e esportiva, esta edição contará com dicas preciosas da Escolinha do Bananinha, que a anos executa um trabalho social no município envolvendo o surfe, e que nos últimos anos ganhou reconhecimento nacional e até internacional. Para somar ainda mais, haverá um treinamento funcional de surfe para os atletas e espectadores, oferecido pelo Estúdio De Bona, por meio do Personal Treiner Eduardo.

O Circuito Surf Talentos Oceano é realizado pela empresa Swell Eventos, em parceria com a Fecasurf. Nesta etapa conta com o apoio da ASI (Associação de Surf de Imbituba). Patrocínio: Oceano Surfwear, rede Mini Kalzone, Barco Sibon Charters, Mormaii, Dragon, Silverbay e Pro-Ilha Surfboards. Co-patrocínio: Prefeitura Municipal de Imbituba e Rota da Baleia Franca. Apoio: Silvestre Praia Hotel, Hotel Henrique Lage, Açaí Paradise, Kabral Autocenter e Corpo de Bombeiros de Imbituba.