Fight for The Bight

Surfistas vencem batalha

Depois de inúmeros protestos, companhia norueguesa Equinor desiste de explorar petróleo na Grande Baía Australiana.

Surfistas lideram protesto contra exploração de petróleo no sul da Austrália.

Depois de anos de protestos que envolveram surfistas, ativistas e ambientalistas, a companhia norueguesa Equinor desistiu de iniciar a exploração de petróleo na Grande Baía Australiana (Great Australian Bight, em inglês).

A informação foi divulgada na última terça-feira (25) pela própria empresa, que alegou que o projeto não era “comercialmente competitivo”.

Atletas como Julian Wilson, Mick Fanning, Stephanie Gilmore, Joel Parkinson e Wayne Lynch chegaram a reforçar o coro contra a retirada de petróleo na preservada região do litoral sul australiano.

Outros nomes envolvidos nos protestos como o jornalista Sean Doherty e o shaper Maurice Cole contestaram a alegação da empresa, dizendo que ela nunca admitiria que a retirada do projeto foi por causa da reação da comunidade, pois isso poderia inspirar protestos semelhantes em outros lugares onde a companhia atua.

Produzido por Alec Walsh no final de 2019, o curta Fight for The Bight trouxe a luta da comunidade do surfe pela preservação da Grande Baía Australiana. Confira na íntegra abaixo:

Exit mobile version